Conteúdo da Notícia

Presidente do TJCE decreta luto de três dias por ocasião do falecimento do desembargador José Arísio

Presidente do TJCE decreta luto de três dias por ocasião do falecimento do desembargador José Arísio

Ouvir: Presidente do TJCE decreta luto de três dias por ocasião do falecimento do desembargador José Arísio

A notícia do falecimento do desembargador aposentado José Arísio Lopes da Costa, na manhã deste sábado (06/04), em Fortaleza, causou consternação no Judiciário cearense. O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Washington Araújo, externou profundo pesar e decretou luto de três dias. “Um exemplo de homem público, que honrou os princípios jurídicos e, quando presidente do Tribunal, contribuiu sobremaneira com a melhoria da prestação dos serviços à sociedade cearense”, reconheceu.
Para a vice-presidente da Corte, desembargadora Nailde Pinheiro, o magistrado deixa a sua história como exemplo. “Quando esteve na Presidência, trabalhou muito o Plano Estratégico, do qual também participei. Deixou o seu legado como um desembargador íntegro, abnegado e que nas comarcas pelas quais passou, representou muito bem o Poder Judiciário. Sempre foi um homem que esteve à disposição da Justiça alencarina. Para nós, é um dia de grandes recordações pelo trabalho que ele exerceu e o legado que deixou”, afirmou.
O corregedor-geral da Justiça, Teodoro Silva Santos, também se manifestou. “É uma grande perda. Ele foi um grande e exemplar magistrado. Eu fui presidente da Comissão de Segurança do Tribunal na Gestão do desembargador José Arísio e ele deu total apoio à Comissão. Lamentamos e desejamos que Deus lhe dê o conforto eterno.”
O corpo do magistrado está sendo velado na Funerária Ternura (rua Padre Valdevino, nº 2255, bairro Aldeota, Fortaleza) e o sepultamento será às 18h, no Cemitério Parque da Paz (av. Presidente Juscelino Kubitschek, nº 4454, bairro São Bento, Fortaleza).
PERFIL
José Arísio Lopes da Costa nasceu na cidade de Mombaça, a 296 km da Capital cearense. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1969. Dois anos depois, ingressou na magistratura, tendo sido juiz nas Comarcas de Fortaleza, Ipaumirim, Tianguá, Viçosa do Ceará, Várzea Alegre, Juazeiro do Norte. Além de ter respondido pelas Comarcas de Ibiapina, São Benedito, Camocim, Jardim, Crato e Santana do Cariri.
O magistrado ascendeu ao cargo de desembargador do TJCE em outubro de 2000. Assumiu a Vice-Presidência da Corte em 29 de janeiro de 2009 e durante o biênio (2011/2012), foi presidente do Tribunal.
Em 2012, enquanto chefe do Judiciário estadual, o desembargador José Arísio assumiu interinamente o cargo de governador do Estado por duas vezes. O fato ocorreu em decorrência de viagens para o exterior feitas pelo governador, à época, Cid Gomes, nos meses de abril e junho do referido ano.
Após 42 anos de dedicação à Justiça cearense, o magistrado despediu-se da Corte e se aposentou, por tempo de serviço, em 2013. Foi homenageado no Órgão Especial do Tribunal, no mesmo ano, e recebeu das mãos do desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, à época presidente do TJCE, placa de reconhecimento pelos trabalhos prestados. Emocionado com a homenagem, José Arísio agradeceu e afirmou que tinha a sensação do dever cumprido.