Conteúdo da Notícia

Presidente do TJCE anuncia medidas de segurança durante encontro com juízes em Limoeiro do Norte

Presidente do TJCE anuncia medidas de segurança durante encontro com juízes em Limoeiro do Norte

Ouvir: Presidente do TJCE anuncia medidas de segurança durante encontro com juízes em Limoeiro do Norte

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, se reuniu com juízes de 24 comarcas cearenses, nesta segunda-feira (04/11), em Limoeiro do Norte, a 194 km de Fortaleza. Foi o segundo da série de encontros regionais que teve início no último dia 14, em Crateús.

Na reunião, os juízes debateram soluções para os problemas de estrutura e de segurança dos fóruns da região. O chefe do Judiciário estadual anunciou as medidas de segurança que estão sendo providenciadas para as comarcas do Estado. Também serão instalados portais detectores e sistema de câmeras de segurança com monitoramento na Capital.

De acordo com o chefe da Assistência Militar do TJCE, tenente coronel José Herlínio Dutra, a previsão é de que ainda este mês os primeiros portais comecem a ser instalados em Fortaleza e Região Metropolitana. Já o sistema de câmeras deve ser implantado em todo o Estado até o fim de 2014. Uma das propostas discutidas foi a possibilidade de se ampliar o efetivo da Polícia Militar para a segurança nos fóruns do Interior.

Em relação às questões estruturais, o presidente destacou que as demandas serão encaminhadas para os setores responsáveis, na tentativa de buscar soluções. “Vamos ver com criatividade como poderemos solucionar problemas emergenciais. Vejo que os senhores estão se desdobrando para fazer bem o trabalho e demonstrando com isso vocação”, disse o desembargador Gerardo Brígido para os magistrados.

Antes da reunião, o juiz João Dantas Carvalho, que está respondendo pela diretoria do Fórum da Comarca de Limoeiro do Norte, apresentou a estrutura do prédio para a comitiva da Presidência do TJCE. Na ocasião, foram entregues os detectores portáteis de metais e os notebooks.

Ainda durante o encontro, o presidente anunciou a ampliação de vagas de estágio em Direito para o Interior. Será disponibilizada uma vaga por vara para todas as comarcas. Haverá ainda certames para magistrados, servidores, além de concurso de remoção. A mensagem que prevê a isonomia salarial dos servidores, aprovada pelo Pleno no último dia 1º para ser encaminhada à Assembleia Legislativa do Estado, também foi comunicada aos magistrados.

Após a reunião, o desembargador Gerardo Brígido e a secretária de Gestão de Pessoas do TJCE, Vládia Santos Teixeira, receberam servidores da região, que agradeceram a aprovação da mensagem que trata sobre isonomia salarial e solicitaram a análise da gratificação de interiorização.

A meta da Presidência do Tribunal é realizar reuniões em todas as zonas judiciárias do Estado até o final deste ano. Há seis anos um presidente do Tribunal não promovia esse tipo de encontro.

Participaram da reunião os juízes Flávia Setúbal de Sousa Duarte (1ª Vara de Limoeiro do Norte), Tácio Gurgel Barreto (Alto Santo), Sâmea Freitas da Silveira (3ª Vara de Limoeiro do Norte), Tony Aluisio Viana Nogueira (Fortim), Ana Celina Monte Studart Gurgel Carneiro (1ª Vara de Aracati), Jamyerson Câmara Bezerra (3ª Vara de Aracati), Juliana Porto Sales (Icapuí), Raimundo Lucena Neto (1ª Vara de Russas), Leopoldina de Andrade Fernandes (Ibicuitinga), Ana Kayrena da Silva Freitas (1ª Vara de Cascavel), Abraão Tiago Costa e Melo (Iracema), Leila Regina Corado Lobato (Jaguaribe) e José Hercy Ponte de Alencar (Pereiro).

Também estiveram presentes os juízes Danielle Estevam Albuquerque (Piquet Carneiro), Fabiano Damasceno Maia (3ª Vara de Quixadá), Fabrícia Ferreira de Freitas (1ª Vara de Quixeramobim), Fabrício Vasconcelos Mazza (2ª Vara de Quixeramobim), Erick Omar Soares Araújo (Mombaça), Welithon Alves Mesquita (Acopiara), Wildemberg Ferreira de Sousa (Jaguaretama), Adriano Ribeiro Furtado Barbosa (Solonópole), Felipe Augusto Rola Pergentino Maia (1ª Vara de Morada Nova), Ricardo Bruno Fontenelle (3ª Vara de Morada Nova), Gerana Celly Dantas da Cunha Veríssimo (2ª Vara de Morada Nova) e Ana Cláudia Gomes de Melo (2ª Vara de Quixadá).

Participaram ainda os juízes Emílio de Medeiros Viana e Francisco Eduardo Fontenele Batista (auxiliares da Presidência do TJCE), Luís Eduardo de Menezes (assessor especial da Presidência), além do presidente e do vice-presidente da Associação Cearense dos Magistrados (ACM), juízes Ricardo de Araújo Barreto e Antônio Alves Araújo, respectivamente.