Conteúdo da Notícia

Presidente do TJCE acompanha obras de reconstrução do Palácio da Justiça

Ouvir: Presidente do TJCE acompanha obras de reconstrução do Palácio da Justiça

A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, visitou as instalações do Palácio da Justiça, localizado no bairro Cambeba, em Fortaleza, para acompanhar as obras de reconstrução do prédio, iniciadas em decorrência de sinistro que atingiu parte do edifício em setembro de 2021.

A visita, guiada por engenheiros e profissionais da construção civil e segurança, ocorreu no início desta quarta-feira (1º/06). Na ocasião, mesmo com chuva forte, a magistrada acompanhou a evolução dos trabalhos e agradeceu a todos os envolvidos pelos esforços empenhados na obra, cuja previsão de conclusão é novembro deste ano.

“É sempre muito emocionante adentrar neste lugar onde são guardadas tantas histórias. O sentimento que, antes, deixava o coração apertado pelas circunstâncias em que o prédio se encontrava, hoje está tomando uma nova forma. Ver um novo cenário sendo erguido, só enche o coração de alegria e me encoraja a continuar trabalhando assiduamente. Essa construção vai muito além de tijolos e paredes, ela significa um novo futuro, tanto para o corpo de profissionais que dão vida ao Judiciário, como para aqueles que buscam os nossos serviços.”

O percurso iniciou-se pelo segundo andar da edificação, local em que funcionava a Presidência e as salas de julgamentos, além de outras instalações. Em seguida, foi a vez do 1º andar, espaço que abrigava a capela, auditório do Pleno do Tribunal, bem como secretarias de câmaras e outros espaços.

Presidente do TJCE ao lado da equipe de profissionais que trabalham na obra

Antes de entrar no prédio, a chefe do Judiciário estadual participou de reunião com o superintendente de Obras Públicas (SOP) do Estado, Quintino Vieira, para tratar sobre os detalhes dos projetos da obra de reconstrução. Também participaram do encontro o titular e a gerente da Secretaria de Administração e Infraestrutura do TJCE, respectivamente, Pedro Ítalo Sampaio e Anita Maria da Silva, além de engenheiros e arquitetos das empresas responsáveis pela reconstrução. Os encontros para o acompanhamento dos trabalhos estão ocorrendo de forma periódica, pela própria presidente do Tribunal, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

RECONSTRUÇÃO
A nova sede do Palácio da Justiça contará com espaços de trabalho compartilhados (coworking), com estruturas seguindo normas e padrões de acessibilidade e segurança, além de sustentabilidade, com utilização de soluções com maior eficiência energética, cogeração de energia com placas solares e o reúso de água. Também possuirá sistema de renovação de ar, focando na saúde dos frequentadores e servidores do edifício.

PALÁCIO DA JUSTIÇA
Inaugurada em novembro de 1986, no Centro Administrativo do Cambeba, a sede do TJCE sofreu um incêndio no dia 6 de setembro de 2021 e teve parte das instalações comprometidas pelo fogo. Não houve vítimas e as chamas não chegaram a danificar processos judiciais, tendo em vista que mais de 90% do acervo já estavam digitalizados.

Para ver mais fotos Clique na GALERIA.

TjceTransparente