Conteúdo da Notícia

Podcast do TJCE traz entrevistas com juízes e especialistas do I Simpósio sobre Inteligência Artificial da Justiça estadual

Ouvir: Podcast do TJCE traz entrevistas com juízes e especialistas do I Simpósio sobre Inteligência Artificial da Justiça estadual

A equipe do TJCE em Podcast acompanhou a programação do I Simpósio Poder Judiciário e Inteligência Artificial: Aplicações Práticas, que se encerrou na tarde desta sexta-feira (24/06) na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). Durante dois dias, a equipe realizou uma série de entrevistas com os magistrados de vários tribunais do país e técnicos especialistas no assunto para entender como o uso dessa tecnologia pode contribuir cada vez mais para otimizar os serviços prestados pela Justiça.

O programa foi dividido em dois episódios. No primeiro dia do evento (23), participam o superintendente Administrativo do TJCE, Sérgio Mendes, que falou sobre o Programa de Modernização do Judiciário (Promojud); a vice-presidente de Negócios para Instituições Públicas da Positivo Tecnologia, Marielva Andrade Silva Dias; e o juiz federal, Erik Navarro Wolkart. Estes últimos discorreram sobre os temas abordados em suas palestras.

No segundo episódio, conversamos com representantes de outros tribunais do país, que participaram de Painéis, onde apresentaram as principais ferramentas e aplicações de inteligência artificial utilizadas pelos diversos sistemas de Justiça, como a SINAPSES, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); a ATHOS, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); a BERNA, do TJGO; LARRY, do TJPR; AMON, do TJDFT; e do SIGMA, que utiliza o SINARA, elaborado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). Também pudemos conhecer o agrupamento de apelações por similaridades e sugestão de modelos de minutas do TRF4.

O TJCE em Podcast está disponível nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Google Podcasts e Apple Podcasts.

Agenda2030 Promojud