Conteúdo da Notícia

Podcast do TJCE aborda WhatsApp Business e sistema para otimizar atendimento a distância

Ouvir: Podcast do TJCE aborda WhatsApp Business e sistema para otimizar atendimento a distância

A ampliação dos canais de comunicação e sistemas para otimizar o funcionamento e atendimento a distância dos serviços do Poder Judiciário do Ceará são os assuntos do TJCE em Podcast desta quinta-feira (1º/10). Destaque para o WhatsApp Business, que foi preparado para facilitar o contato com o cidadão.

“O WhatsApp agiliza a comunicação para dar uma fluidez melhor no atendimento aos advogados, às partes, àqueles que necessitam de algum tipo de contato com a Justiça. Foi uma iniciativa da Vice-Presidência do TJCE, um pouco antes da pandemia, e nós expandimos para o Estado do Ceará. Essa ferramenta está auxiliando tanto o cidadão como o advogado que precisa das informações de seus atos processuais, como por exemplo, uma lembrança, intimação ou notificação para audiência ou ato judicial qualquer”, explica o juiz auxiliar da Presidência, Ricardo Alexandre Costa.

Segundo o magistrado, a utilização do canal de comunicação é simples. “O cidadão pode utilizar acessando a página principal do Tribunal, que tem a relação das unidades que já dispõem do atendimento por WhatsApp Business e pode mandar a mensagem normal pelo aplicativo dele, do telefone ou do computador. Ele receberá certamente uma resposta da unidade sobre aquela demanda que foi posta, agilizando de uma maneira, não diria instantânea, porque nossos servidores, nossos colaboradores, têm obviamente outras demandas. Mas no menor espaço de tempo possível, o cidadão obtém esse retorno, na dúvida ou na busca da informação que ele deseja”.

Para dar mais conhecimento à população desses canais de comunicação e permitir a informação prévia da agenda das unidades judiciárias e os dias de atendimento presencial da forma como foi estabelecida pela Presidência do TJCE, foi criado um Sistema de Buscas, disponibilizado no site do Tribunal.

A diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Ana Cristina Esmeraldo, enfatiza que a utilização do sistema “possibilita a busca tanto pelo dia em que se pretende ir à vara. O sistema dá como resposta a relação das unidades judiciárias que estarão presencialmente no Fórum naquele dia, como também o usuário pode fazer a busca colocando a unidade para a qual ele pretende ir e sairá o calendário de atividades presenciais”.

O TJCE em Podcast lança uma nova edição todas as quintas-feiras e pode ser acessado pelo aplicativo Google Podcasts ou pelo Spotify.