Conteúdo da Notícia

PMs serão julgados sob acusação de agressões que levaram usuário de drogas à morte

Ouvir: PMs serão julgados sob acusação de agressões que levaram usuário de drogas à morte

O sargento Narcélio Flávio Lima e os soldados Marcos Aurélio Rodrigues e Geraldo Pinheiro Filho serão julgados, nesta terça-feira (23/10), às 13h30, no Fórum Clóvis Beviláqua. Os policiais militares são acusados de contribuir com a morte do funcionário público J.A.P.J., que estava tendo colapso por overdose de cocaína e álcool.

O caso ocorreu no dia 27 de julho de 2003, por volta das 3h, na avenida Raul Barbosa, em Fortaleza. Segundo a denúncia do Ministério Público do Ceará (MP/CE), J.A.P.J., sob efeito de alucinógeno, começou a correr pela avenida e a bater com a cabeça em paredes e contra o próprio veículo.

Os PMs, que estavam a serviço, chegaram ao local, algemaram e agrediram fisicamente o funcionário público. O objetivo era imobilizá-lo, enquanto tentavam localizar algum parente. A vítima foi internada em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e faleceu dois dias depois, devido às múltiplas lesões sofridas.

Em julho de 2006, os policiais foram pronunciados (decisão judicial que submete a júri popular) por homicídio duplamente qualificado (emprego de meio cruel e uso de recuso que impossibilitou a defesa da vítima) e concurso de pessoas.

O julgamento será presidido pela juíza Danielle Pontes de Arruda Pinheiro, da 1ª Vara do Júri de Fortaleza. A defesa ficará sob a responsabilidade do advogado Marcos Coelho Parahyba e a acusação terá à frente o promotor de Justiça Humberto Ibiapina.