Conteúdo da Notícia

Acusado de morte e tentativas de homicídio será julgado nesta terça-feira no Fórum Clóvis Beviláqua

Ouvir: Acusado de morte e tentativas de homicídio será julgado nesta terça-feira no Fórum Clóvis Beviláqua

A 3ª Vara do Júri de Fortaleza levará a julgamento, nesta terça-feira (23/10), às 13h30, Carlos Alberto Brasilino da Silva. Ele é acusado do assassinato de Wagner Barbosa do Nascimento e das tentativas de homicídio contra o casal J.R.H.S. e A.K.S.L.

Os crimes ocorreram no dia 25 de julho de 2004, por volta das 16h, na Travessa São Paulo, bairro da Serrinha, em Fortaleza. De acordo com o Ministério Público do Ceará (MP/CE), Wagner Barbosa e J.R.H.S. teriam se encontrado, em um bar, com o acusado e dois amigos, Francisco Vagner Almeida da Silva e Ronaldo Evangelista Paixão Cavalcante.

Depois que as vítimas saíram do local, foram perseguidas por Carlos Alberto e pelos dois homens. Wagner Barbosa foi atingido e não resistiu aos ferimentos. J.R.H.S. também foi baleado, mas conseguiu sobreviver.

Ainda segundo o MP/CE, os acusados foram à casa de J.R.H.S. e atiraram em A.K.S.L. Em depoimento, os três alegaram legítima defesa. Afirmaram que as vítimas tentaram atirar neles primeiro. Conforme o Ministério Público, havia uma rixa antiga. Isso porque Wagner Barbosa teria tentado assinar Carlos Alberto.

Em julho de 2007, Carlos Alberto foi condenado a 12 anos de prisão, no regime inicialmente fechado, por homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e uso de recurso que dificulte a defesa), além de duas lesões corporais. O Ministério Público recorreu da decisão, defendendo que o réu seja condenado por tentativas de homicídio qualificado, e não por lesões corporais.

Em novembro de 2009, a 2ª Câmara Criminal determinou novo julgamento. O júri será presidido pelo magistrado José de Castro Andrade. A defesa ficará a cargo do defensor público Eduardo Vilaça e a acusação terá à frente o promotor de Justiça Humberto Ibiapina.

Francisco Vagner Almeida e Ronaldo Evangelista foram condenados, respectivamente, a 23 e 25 anos de prisão, em regime fechado.