Conteúdo da Notícia

Plantão Gramatical do Fórum completa um ano de funcionamento

Plantão Gramatical do Fórum completa um ano de funcionamento

Ouvir: Plantão Gramatical do Fórum completa um ano de funcionamento

Com o objetivo de atender às necessidades de quem utiliza a Língua Portuguesa como ferramenta de trabalho, há um ano o Plantão Gramatical do Fórum Clóvis Beviláqua vem esclarecendo os servidores sobre as normas gramaticais.
De acordo com o relatório anual do setor, o Plantão Gramatical já realizou 207 atendimentos. Grande parte das dúvidas recebidas são sobre morfologia, regência verbal, ortografia e sintaxe. Entre os setores que mais solicitam informações estão a Diretoria do Fórum, a Assessoria de Comunicação, a Associação Cearense dos Magistrados, a Coordenadoria de Cumprimento de Mandados, Recursos Humanos e o Centro de Treinamento Integrado.
Segundo o responsável pelo setor, Edwilson Soares Freire, o serviço contribui para a utilização da gramática de forma correta. ?Percebo que as pessoas sentem necessidade de mais esclarecimentos quando estão produzindo documentos formais, que exige a norma culta do português?, afirma.
Em relação à reforma ortográfica, Edwilson Soares Freire, observa que as duvidas são, principalmente, sobre hífens e tremas. Para responder as questões, o responsável pelo setor possui um manual do Ministério da Educação. ?Sempre aconselho os servidores a pesquisarem no site oficial do Ministério da Educação (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=287&Itemid=354). Essa é a melhor forma de estarmos informados sobre as mudanças da Língua Portuguesa?, enfatiza.
O plantão gramatical, localizado na biblioteca do Fórum, funciona de segunda à sexta, no horário das 13 às 18 horas, através do ramal 6842.