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Planos de saúde lideram reclamações pelo 11º ano

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02.03.2011 Brasil
Pelo 11º ano consecutivo, o setor de planos de saúde ficou em primeiro lugar no ranking anual de atendimentos do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), divulgado ontem.
O balanço do Idec de 2010 contabilizou 11.353 atendimentos a seus associados, sendo 5.019 referentes a orientações de consumo e 6.334 informações a respeito de ações judiciais. As reclamações relacionadas aos planos representaram 14,5% do total.
A novidade no ranking deste ano é que os produtos eletroeletrônicos, incluindo, entre outros celulares e eletrodomésticos, ficaram em segundo lugar, ultrapassando o setor financeiro e de telecomunicações, com 14,3% do total. O balanço do Idec é uma amostra nacional que indica os assuntos prioritários entre os problemas enfrentados pelos consumidores.
Mas, diferentemente do Idec, os Procons do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor não recebem queixas relacionadas aos planos de saúde coletivos, que representam 70% do mercado. Em 2010, o Idec diferenciou o sistema de registro dos eletroeletrônicos, que antes constava dentro do grupo de produtos em geral. (da Folhapress)