Conteúdo da Notícia

Planos de saúde, empresas de telefonia, energia e bancos vão apoiar a Conciliação

Ouvir: Planos de saúde, empresas de telefonia, energia e bancos vão apoiar a Conciliação

08.09.09
Representantes jurídicos de empresas de telefonia, de energia elétrica, planos de saúde, bancos e entidades financeiras estiveram reunidos, hoje, 3a.feira (08/09), no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ/Ce), para tratar da Semana Nacional de Conciliação, que acontece entre os dias 14 e 18 de setembro.
?Essas empresas são, hoje, as que têm o maior número de processos tramitando no Poder Judiciário do Estado. Como estamos querendo atingir um alto índice de acordos, nada mais salutar do que convidar esses representantes para, juntos, alcançarmos o nosso objetivo?, explicou a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, gestora da Meta 2 do CNJ no âmbito do 1º Grau de jurisdição da Comarca de Fortaleza.
As principais questões levantadas durante o encontro disseram respeito à não suspensão dos prazos processuais durante a Semana de Conciliação, à criação de centrais permanentes de conciliação, sobretudo no interior do estado, e à capacitação dos que irão atuar como conciliadores. ?Para haver conciliação, os profissionais não podem estar desmotivados. Eles precisam mostrar sensibilidade e um espírito aberto para deixar as partes resolverem os seus problemas?, ressaltou a desembargadora.
Cerca de 10 mil processos, relativos à Justiça de 1º Grau, devem ser levados às sessões conciliatórias. Nos dois primeiros dias da Semana de Conciliação (14 e 15 de setembro), serão julgados apenas os processos que tramitaram nos Juizados Especiais. Na 4ª. e na 5ª.feira (16 e 17 de setembro), será a vez dos processos cíveis e na 6ª.feira (18/09), serão julgadas as ações originárias das Varas de Família e de Sucessões.
Fonte: TJ/Ceará