Conteúdo da Notícia

Vara de Família faz mutirão para solucionar conflitos que envolvem guarda de crianças

Ouvir: Vara de Família faz mutirão para solucionar conflitos que envolvem guarda de crianças

A 16ª Vara de Família do Fórum Clóvis Beviláqua promove Mutirão de Conciliação nesta quinta-feira (10/09) referente a processos sobre guarda de crianças. Estão agendadas 18 audiências que serão realizadas a partir das 13 horas e a expectativa é que cada uma dure cerca de 10 minutos.
De acordo com a juíza Maria Albeni de Freitas Vasconcelos Estevão, da 16ª Vara da Família, o Mutirão tem a intenção de dar celeridade aos processos, resolvendo, dessa forma, o impasse que diz respeito não só ao casal mas também à criança.
?Para nós, o que interessa é o bem estar da criança e quanto mais demorado é o processo, mais prejudicial é para ela?, explica. E acrescenta: ?Tem processo que dura 10 anos, mas o fim é sempre o mesmo: uma parte fica com a guarda e a outra fica com o direito de visita, então buscamos conciliar o mais rápido possível?, diz a juíza.
Atualmente, tramitam cerca de 1.500 processos de guarda na 16ª Vara de Família do Fórum Clóvis Beviláqua e todos os meses, conforme recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), acontece um Mutirão de Conciliação com o objetivo de diminuir esse número.
Segundo a magistrada, cada Mutirão mensal conta com o agendamento médio de 20 audiências, sendo que o percentual de solução fica acima de 50% e varia de acordo com o comparecimento das partes.