Conteúdo da Notícia

Pesquisa do TJCE para construção de metas nacionais do Judiciário tem mais de 300 participações

Pesquisa do TJCE para construção de metas nacionais do Judiciário tem mais de 300 participações

Ouvir: Pesquisa do TJCE para construção de metas nacionais do Judiciário tem mais de 300 participações

A consulta pública feita no site do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) teve a participação de 319 pessoas, que puderam contribuir com sugestões para a construção das metas nacionais do Judiciário relativas a 2019. O levantamento, realizado de 16 de julho a 1º de agosto deste ano, garantiu a participação da sociedade, de forma democrática.
Magistrados, servidores do Judiciário, membros do Ministério Público, advogados e demais cidadãos responderam ao questionário. Com isso, o processo se torna mais participativo, permitindo construir uma gestão judiciária mais transparente e inclusiva.
Todas os dados serão mantidos em sigilo. A pesquisa foi proposta pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As metas, formuladas anualmente desde 2009,concentram esforços para o aperfeiçoamento do Judiciário brasileiro.
Segundo o CNJ, outros 19 TJs disponibilizaram o levantamento, além de Tribunais de outros segmentos da Justiça. No âmbito nacional, 4.137 pessoas participaram.
Entre os exemplos de metas, está o aperfeiçoamento da área criminal. O cidadão pôde escolher uma das três prioridades: realizar videoconferência para audiências de presos, expandir a estrutura do depoimento especial para crianças e adolescentes vítimas de violência ou implementar o processo judicial eletrônico.
A proposta final será submetida à aprovação definitiva no XII Encontro Nacional do Poder Judiciário, que ocorrerá em novembro, em Brasília.