Conteúdo da Notícia

Programação especial na Casa da Mulher Brasileira marca os 12 anos da Lei Maria da Penha

Programação especial na Casa da Mulher Brasileira marca os 12 anos da Lei Maria da Penha

Ouvir: Programação especial na Casa da Mulher Brasileira marca os 12 anos da Lei Maria da Penha

Para celebrar os 12 anos da Lei Maria da Penha, a Casa da Mulher Brasileira (CMB) promoveu, nesta terça-feira (07/08), programação especial com debates, palestras e apresentação sobre o funcionamento dos serviços disponibilizados no local.
Reunindo vários órgãos do sistema de Justiça para facilitar o atendimento a mulheres que sofrem violência doméstica, o equipamento conta com Ministério Público do Estado, Defensoria Pública, Delegacia da Mulher, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Prefeitura e estrutura do Juizado da Mulher de Fortaleza, que tem como titular a juíza Rosa Mendonça.
“Estamos funcionando para a análise de pedidos de concessão de medidas protetivas de urgência, busca e apreensão, interceptação telefônica e prisão preventiva”, informou a magistrada. Também disse que quando a mulher vai à delegacia solicitar uma das medidas é logo encaminhada. “A finalidade é dar agilidade”, ressalta.

A área reservada ao Juizado fica no Bloco IV (cor laranja), e dispõe de balcão de atendimento, salas para audiências e reuniões, além de arquivo e outros espaços.
A juíza destacou que os trabalhos realizados com os réus continuam ocorrendo na sede do Juizado da Mulher, localizado no bairro Benfica, com a atuação da magistrada Teresa Germana Lopes de Azevedo (juíza auxiliar do Juizado). Rosa Mendonça disse ainda que a divisão dos trabalhos ocorre porque a CMB não permite a entrada de réus no local.
Por conta da celebração da data, a programação também contou com apresentação de cordéis, palestra com a Maria da Penha, debate e grupo de teatro.
ONDE FICA
A Casa da Mulher Brasileira foi construída pelo Governo Federal, sendo administrada e custeada pelo Governo do Ceará. A unidade, que funciona 24 horas, fica localizada na rua Teles de Souza, s/n, esquina com rua Tabuleiro do Norte, bairro Couto Fernandes.