Conteúdo da Notícia

Personalidades recebem no Tribunal de Justiça a Medalha do Mérito Judiciário

Personalidades recebem no Tribunal de Justiça a Medalha do Mérito Judiciário

Ouvir: Personalidades recebem no Tribunal de Justiça a Medalha do Mérito Judiciário

O governador do Estado, Cid Ferreira Gomes, o advogado Sílvio Braz Peixoto da Silva e o jurista Wagner Turbay Barreira (in memoriam) foram homenageados, nesta quinta-feira (20/01), com a Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Beviláqua. A honraria foi entregue pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Ernani Barreira Porto, durante solenidade no Palácio da Justiça.
No discurso de saudação, Ernani Barreira ressaltou os méritos, a contribuição, a dedicação e o trabalho dos homenageados em prol do engrandecimento da Justiça estadual. O presidente do TJCE destacou, em especial, o apoio do governador Cid Gomes ao projeto de modernização do Judiciário cearense.
?Limpo, honrado, solícito, presente e obstinadamente sério, o governador Cid Gomes proporcionou as condições para que o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará se torne, a curto prazo, o primeiro Tribunal virtualizado do país e da América Latina?, afirmou.
Sobre o advogado Sílvio Braz, ex-consultor jurídico do TJCE, Ernani Barreira falou que ele merece o respeito e a consideração de todos os desembargadores ?pela sua abnegada dedicação à Justiça do Estado?. Em relação a Wagner Turbay Barreira, o chefe do Judiciário cearense afirmou que ele foi um homem sério e culto, ?uma centelha preciosa entre todos os operadores do Direito. De um saber profundo, o homenageado se constitui num verdadeiro paradigma da categoria dos advogados do Ceará?, finalizou. A medalha foi recebida pelo advogado Wagner Barreira Filho.
A solenidade contou com a presença do vice-governador do Estado, Domingos Filho; do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE), conselheiro Teodorico José de Menezes Neto; da procuradora geral de Justiça do Ceará, Socorro França; da defensora pública geral do Estado, Francilene Gomes; do juiz Ricardo Vidal Patrocínio, que responde pela Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua, entre outras autoridades.
AGRADECIMENTO
Falando em nome dos homenageados, Cid Gomes agradeceu a honraria e a dedicou ao pai, José Euclides Ferreira Gomes Júnior. O chefe do executivo estadual disse ter cumprido com sua obrigação ao dotar o Poder Judiciário cearense de condições para oferecer um serviço mais célere e efetivo e bem atender às demandas da sociedade cearense. ?Revigorar, qualificar e ampliar a Justiça do país e de seus Estados é obrigação de todo governante?, ressaltou.
Ao finalizar seu pronunciamento, Cid Gomes anunciou que irá propor o nome do desembargador Ernani Barreira para receber a Medalha da Abolição, maior comenda do Estado.
PRESIDENTE DO STF
A Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Beviláqua também será entregue ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Antônio Cezar Peluso. Uma comissão de desembargadores do TJCE será formada e irá a Brasília especialmente com essa finalidade.
?A concessão da medalha ao ministro Cezar Peluso reflete o reconhecimento do Judiciário cearense ao novo enfoque que o ministro tem dado ao Poder Judiciário brasileiro, estabelecendo um tratamento democrático em benefício dos jurisdicionados de todo o país?, frisou Ernani Barreira.