Conteúdo da Notícia

Personalidades que se destacam pela atuação profissional são homenageadas com Medalha Clóvis Beviláqua

Ouvir: Personalidades que se destacam pela atuação profissional são homenageadas com Medalha Clóvis Beviláqua

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) concedeu, nesta quinta-feira (15/12), a Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Beviláqua a quatro personalidades como reconhecimento pelo trabalho realizado para sociedade. Na sessão, conduzida pela presidente do Tribunal, desembargadora Maria Nailde Pinheiro, foram agraciados a governadora do Ceará, Izolda Cela; o oficial do Registro de Imóveis da 4ª Zona, em Fortaleza, Cláudio Narcélio Miranda Bezerra; o advogado José Feliciano de Carvalho e a servidora Berenise Lima de Oliveira.

As personalidades homenageadas foram escolhidas por sua atuação profissional, bem como pelos relevantes serviços ou contribuição à causa da Justiça e aos interesses da população cearense. Instituída em 1996, a condecoração é a mais alta distinção outorgada pela Justiça do Ceará, e leva o nome do jurista cearense Clóvis Beviláqua.

A desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira fez a entrega das medalhas aos agraciados. Em seu discurso, a presidente exaltou a trajetória de cada um. “Neste ano, os escolhidos e aqui presentes compõem o retrato fiel do espírito humanista que inspira a Medalha do Mérito do Poder Judiciário, que leva o nome do grande jurista cearense Clóvis Beviláqua. São personalidades que escrevem com suas trajetórias singulares, belas páginas de entrega, sacrifícios, dedicação, esforços, persistência, talento e amor, sem os quais a superação dos maiores desafios não é possível. Deixo aqui registrada a minha admiração pessoal por cada um deles”.

A desembargadora exaltou ainda a presença dos familiares, que em depoimentos, demonstraram a admiração pelos condecorados. “Quatro agraciados, com suas histórias de vida. Vidas de sucesso. Cada um construiu sua família, que se sente também homenageada hoje, como podemos observar pelo carinho através das suas falar. É gratificante saber que a nossa corte de Justiça homenageou quem estava a merecer essa grande comenda”.

 Os agraciados foram homenageados com a mais alta condecoração concedida pelo Tribunal de Justiça

Em nome dos agraciados, a governadora do Ceará, Izolda Cela, agradeceu pela comenda e fez questão de elogiar os outros homenageados. “Para mim, é uma honra estar aqui e receber esta honraria da Justiça cearense. Especialmente, por compartilhar com os senhores e a senhora. São pessoas que têm a trajetória marcada por valores, comprometimento, educação, respeito e seriedade. Sinto-me na obrigação de compartilhar essa homenagem com aqueles que nos acompanham durante a jornada”, reconheceu.

Outra homenageada, que fez questão de destacar a importância dos familiares na sua carreira profissional foi a servidora Berenise Lima de Oliveira, que também externou sua alegria. “Estou muito feliz em receber esta medalha, inclusive, disse para meus colegas e familiares: é uma medalha compartilhada. Aos meus pais, que me ajudaram muito, à minha família e às pessoas que me fizeram chegar até aqui. Sou muito grata a todos”.

Também presentes à solenidade realizada na Escola da Magistratura do Ceará (Esmec) os desembargadores Abelardo Benevides Moraes, vice-presidente do TJCE, e Paulo Airton Albuquerque Filho, corregedor-geral da Justiça; a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Ana Cristina Esmeraldo; o procurador-geral de Justiça do Estado, Manuel Pinheiro Freitas; a defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas; presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), juiz Daniel Carneiro, além de familiares, amigos e convidados dos homenageados. Vários outros desembargadores e juízes acompanharam o evento de forma presencial e virtualmente.

PERFIS

Izolda Cela

É a primeira governadora da história do Ceará. Nascida em 1960, em Sobral, é professora, graduada em Psicologia, com especialização em Gestão Pública e mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Foi vice-governadora da Gestão Camilo Santana entre 2015 e 2022, além de secretária da Educação na Gestão Cid Gomes (2006/2014) e secretária da Educação de Sobral. A educadora é responsável pela criação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), que revolucionou a educação do Ceará e serviu de modelo para diversos estados brasileiros e Governo Federal.

Cláudio Narcélio Miranda Bezerra

Natural de Fortaleza, nasceu no dia 15 de outubro de 1940. Em 1960, ingressou no curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), quando foi presidente do Diretório Central dos Estudantes. Com a Constituição Federal de 1988, Cláudio Narcélio assumiu o cargo de Oficial do Quarto Registro de Imóveis de Fortaleza.

José Feliciano de Carvalho

O advogado nasceu em 20 de novembro de 1935, na cidade de Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba. Já em Fortaleza, em 1962, concluiu o curso de Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC) e foi aprovado para concurso na magistratura, mas preferiu seguir carreira na Advocacia. Foi conselheiro e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Ceará (OAB-CE), além de presidente do Tribunal de Ética e integrante do Conselho Federal, contribuindo para a criação do Estatuto dos Advogados. Também participou do processo de redemocratização, quando foi nomeado como secretário de Segurança Pública do Estado.

Berenise Lima de Oliveira

Filha de servidor público federal, Berenise Lima de Oliveira nasceu no dia 8 de setembro de 1956, em Fortaleza. Vinda de família humilde, com cinco filhos, começou a trabalhar aos 19 anos, na Segunda Escrivania do Cível, Comércio e Provedoria. Em setembro de 1994, assumiu a direção de Secretaria da 20ª Vara de Família e Sucessões de Fortaleza. Também passou pela 3ª Vara de Sucessões da Capital. Atualmente, está lotada na Coordenadoria de Monitoramento de Custas, no Fórum Clóvis Beviláqua.

Para ver mais fotos clique na GALERIA.