Conteúdo da Notícia

Parceria entre Fórum Clóvis Beviláqua e Unifor busca construir relações saudáveis no ambiente de trabalho

Parceria entre Fórum Clóvis Beviláqua e Unifor busca construir relações saudáveis no ambiente de trabalho

Ouvir: Parceria entre Fórum Clóvis Beviláqua e Unifor busca construir relações saudáveis no ambiente de trabalho

Os resultados alcançados pelo Programa de Saúde do Trabalhador (Prost) durante o primeiro semestre deste ano foram apresentados durante reunião, na tarde dessa quarta-feira (28/06), na Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua. Realizado por meio de convênio entre o Fórum e a Universidade de Fortaleza (Unifor), o programa tem como objetivo proporcionar um espaço coletivo de discussão, escuta e reflexão, com foco na vivência subjetiva dos servidores, buscando favorecer relações saudáveis no ambiente de trabalho.
Durante o semestre, foram realizadas oficinas nas Secretarias Judiciárias de Primeiro Grau I, II e III, com temáticas definidas a partir das necessidades apresentadas pelas chefias desses setores. Os temas escolhidos foram “Convivência organizacional e bem-estar no trabalho” (Sejud I), com foco na comunicação informal e postura profissional, e “Engajamento e bem-estar no trabalho” (Sejud II e III), enfatizando o debate sobre comprometimento, produtividade, trabalho em equipe e resolução de conflitos.
A partir dessas oficinas, os próprios servidores de cada um desses setores elaboraram um plano de ação específico para o seu setor contendo, entre outras implementações, o protocolo de conduta profissional, dicas de bem-estar, perfil ideal do servidor, critérios para políticas de reconhecimento e ações para alavancar produtividade.
Durante a reunião, foram definidas também as atividades a serem desenvolvidas no segundo semestre deste ano, como a realização de pesquisa e elaboração de cartilha sobre riscos de adoecimento, criação de um grupo de escuta com gestores, bem como acompanhamento da implantação da Secretaria Judiciária V.
O diretor do Fórum, juiz José Ricardo Vidal Patrocínio, elogiou a iniciativa e agradeceu o trabalho de todos os envolvidos, ressaltando que a Diretoria continuará a oferecer o apoio necessário para alavancar as atividades e ampliar ainda mais os resultados do programa.
A psicóloga e professora da Unifor Patrícia Passos, que conduziu a apresentação, ressaltou a receptividade da instituição em relação ao programa e destacou os benefícios proporcionados por esse trabalho. “Criamos espaços de escuta em que os próprios servidores, de forma criativa e coletiva, encontram saídas para os problemas enfrentados”, disse.
A reunião contou ainda com a participação do secretário executivo do Fórum, Wilton Bessa, do assessor jurídico da Diretoria, Luiz Eliésio, da chefe da Seção de Capacitação, Adriana Albano, da diretora do Núcleo de Psicologia e Serviço Social, Wládia Alves Ribeiro, além de outros servidores desses setores e de estagiárias do Prost, ligadas ao curso de Psicologia da Unifor.