Conteúdo da Notícia

Palestra sobre relações de gênero marca início do curso Lei Maria da Penha na Esmec

Palestra sobre relações de gênero marca início do curso Lei Maria da Penha na Esmec

Ouvir: Palestra sobre relações de gênero marca início do curso Lei Maria da Penha na Esmec

O curso Lei Maria da Penha e a Violência Doméstica contra a mulher teve início nesta quinta-feira (1º/06), na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), com palestra proferida pela professora Marinina Gruska Benevides, que abordou o conceito e histórico de relações sociais de gênero. A capacitação contou com a presença do coordenador-geral da Esmec, juiz Ângelo Bianco Vettorazzi, que fez as apresentações iniciais.
A palestrante explicou que o objetivo do treinamento foi levar aos participantes uma compreensão sobre os meios pelos quais os estudiosos explicam as diferenças entre homens e mulheres, analisando os fundamentos da violação de direitos com base nas desigualdades de gênero, bem como os impactos do movimento feminista na promoção da equidade entre os dois sexos.
Na ocasião, a doutora em Sociologia reforçou que o “feminismo é um movimento social de direitos humanos, cujo impacto na superação das desigualdades de gênero foi muito grande”.
A professora também destacou as diferenças entre homens e mulheres, segundo as classificações empregadas pelo senso comum, sobre a natureza da masculinidade e da feminilidade e descreveu as principais abordagens teóricas utilizadas para explicar a formação das identidades de gênero.
O curso segue com programação às 14h, com a palestra “Lei Maria da Penha: Aspectos Jurídicos”, que será proferida pelo juiz Renato Belo Vianna Velloso, titular da 1ª Vara Criminal do Crato. A capacitação terá continuidade nesta sexta (02) e dia 9 de junho. O evento pode ser acompanhado, ao vivo, na fan page Esmec Cursos, no facebook.