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Palestra no TJCE destaca o atendimento de qualidade às pessoas com deficiência

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Atender da melhor forma possível as pessoas com deficiência foi tema de palestra realizada, na tarde desta quinta-feira (27/09), pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Os participantes tiveram a oportunidade de saber sobre a legislação específica e como proceder para garantir o exercício da cidadania e mais dignidade no tratamento de quem busca o Judiciário.
O palestrante, Daniel Cordeiro, é oficial de Justiça e membro da Comissão de Acessibilidade do TJCE. Cadeirante há 19 anos, ele apresentou a definição das deficiências (física ou motora, visual, auditiva e mental/intelectual) e as peculiaridades de cada uma delas. Destacou que as políticas públicas buscam garantir a igualdade de tratamento e a efetiva inclusão social.
Daniel Cordeiro defendeu que as pessoas não devem esconder as deficiências que têm, porque a sociedade não vai enxergar a existência delas. Entre os principais entraves, na opinião dele, está a inserção no mercado de trabalho. “É mais a barreira atitudinal do empresário, do empregador, que vê a pessoa com deficiência como não preparada para assumir um cargo. Isso não tem sentido. Eu sou oficial de Justiça, faço diligências, meu trabalho é externo, e não recebo reclamações do meu chefe. Então, é falsa essa ideia de que as pessoas com deficiência não estão aptas ao mercado de trabalho.”
Um dos espectadores foi o servidor Sérgio Maia Raulino, que atua na Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal. Ele afirma que, para bem atender, dois eixos são fundamentais. “O primeiro é conhecimento sobre todas as diferenças que existem. Com palestras como essa, a gente fica sabendo como agir diante das pessoas com deficiência e dos desafios de cada uma. O segundo ponto é entender que a pessoa pode ter deficiência, mas ela continua sendo uma pessoa.”
O palestrante também é idealizador e editor da Agenda Portadora de Eficiência, que já está na 16ª edição, e ativista da causa. A palestra é uma iniciativa da Comissão de Acessibilidade em parceria da Coordenadoria de Educação Corporativa do Tribunal. O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência é 21 de setembro. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem mais de 45 milhões de pessoas com, pelo menos, um tipo de deficiência.
PRINCIPAIS ATITUDES PARA UM ATENDIMENTO DE EXCELÊNCIA
– A pessoa com deficiência deve ser consultada sobre a melhor forma de ser atendida. A abordagem correta evita constrangimentos desnecessários;
– Mantenha a calma e fale em tom de voz normal;
– Compreenda que o ritmo e a pronúncia são diferentes;
– Se não entendeu, pergunte novamente;
– Caso a pessoa com deficiência esteja acompanhada, fale diretamente com ela e não com o acompanhante;
– No caso de cadeirante, posicione-se na mesma altura;
– Na descida de uma rampa, é mais adequado utilizar a posição “marcha a ré” porque evita desequilíbrios e queda;
– Ao empurrar uma cadeira de rodas tome cuidado com pisos irregulares e obstáculos. Uma tampa de refrigerante pode causar acidentes;
– Evite superproteção. O deficiente deve fazer sozinho tudo o que ele conseguir;
– Não trate adolescentes ou adultos com deficiência mental como se fossem crianças;
– Evite comparações;
– Não puxe uma pessoa com deficiência visual. Ofereça o braço ou ombro para que ela mesma possa acompanhar o movimento; e
– O cão-guia pode entrar em qualquer ambiente.