Conteúdo da Notícia

Palestra no TJCE aborda globalização e como ações ocorridas em um país podem afetar a todos

Publicado em: 05-10-2018

A palestra “O Mundo Plano: Uma Aldeia Global” foi proferida, na tarde desta sexta-feira (05/10), pelo professor José Edmar da Silva Ribeiro, no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O evento encerrou o curso “Introdução ao Direito Administrativo”, que teve início em abril deste ano, com aulas semanais, disponibilizado pela Coordenadoria de Educação Corporativa do TJCE.

O professor destacou que a globalização não é um fenômeno recente, porque ocorre desde as primeiras viagens do ser humano para outros locais, levando costumes e tradições. No entanto, o avanço da tecnologia acelerou a forma como as pessoas se comunicam, diminuindo distâncias. “Se não fosse Marco Polo, da China, não conheceríamos o dinheiro nem a pólvora. A globalização não é nova, mas o que mudou foi que o conhecimento agora, por via da internet, leva segundos para ser compartilhado. Esse processo é a tentativa de levar cultura pela instantaneidade da comunicação.”

Ainda na avaliação do palestrante, a internet veio para ficar. No entanto, é preciso ter cuidados e saber o que é relevante ou não. “Somos muito influenciáveis pelo novo o pelo que dá menos esforço. Por mais paradoxal que seja, você pode fazer, hoje, uma operação bancária por meio do celular e pegar o resumo pronto em vez de ler o livro, mas o que você faz com o tempo que levaria para fazer isso? Estamos cada vez mais apressados.”

Para o analista judiciário Joseton Silva, da Coordenadoria de Educação Corporativa, o objetivo do Tribunal em oferecer cursos aos servidores é promover maior qualificação. “Procuramos trazer profissionais renomados para nossas palestras. Os servidores acabam levando para o trabalho e para a vida dele o conhecimento adquirido. É também uma forma de valorizar e incentivar os servidores.”

O palestrante José Edmar da Silva é bacharel em Direito, especialista em Gestão Pública (Universidade Federal do Ceará – UFC) e mestre em Tecnologia de Educação a Distância (UFC). É professor convidado da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), consultor da Comissão de Ética da UFC e assessor do reitor da referida instituição. Procurador federal aposentado da Advocacia-Geral da União (AGU), é ex-procurador-geral da UFC.