Conteúdo da Notícia

Palestra no Fórum incentivará apadrinhamento de crianças e adolescentes das unidades de acolhimento

Palestra no Fórum incentivará apadrinhamento de crianças e adolescentes das unidades de acolhimento

Ouvir: Palestra no Fórum incentivará apadrinhamento de crianças e adolescentes das unidades de acolhimento

Regulamentado pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o Programa de Apadrinhamento de Crianças e Adolescentes será tema de palestra que ocorrerá nesta sexta-feira (07/04), das 15 às 18h, no Auditório Agenor Studart, no Fórum Clóvis Beviláqua. O evento é aberto a todos que tenham interesse em apadrinhar e é obrigatório a candidatos a padrinhos afetivos já inscritos. A realização é da Coordenação do Juizado da Infância e da Juventude de Fortaleza.
O Programa aproxima a sociedade das crianças e adolescentes institucionalizados em unidades de acolhimento (com dificuldade para serem adotados), por meio de padrinhos que os auxiliam a terem um desenvolvimento psicossocial saudável. “O evento é destinado a dar publicidade à sociedade para que ela se sensibilize e venha apadrinhar essas crianças, para proporcionar um futuro, uma vida melhor”, explica a diretora da Divisão de Procedimentos Administrativos e Judiciais do Juizado, Dulcinéia Aires.
Ministrarão a palestra o juiz coordenador do Juizado, Manuel Clístenes de Façanha e Gonçalves, o promotor de Justiça oficiante no Programa, Dairton Costa, a assistente social Dórica Bortoloto e a psicóloga Lílian Cibele de Almeida (ambas da equipe técnica do Programa).
O Programa foi regulamentado pela Resolução nº 13/2015, aprovada pelo Órgão Especial do TJCE. O documento normatiza os critérios de inscrição para apadrinhamento afetivo, financeiro e de prestação de serviços. Além disso, define atividades e perfis dos voluntários à função.
FORMAS DE APADRINHAMENTO
O apadrinhamento AFETIVO foi criado para incentivar a manutenção de vínculos afetivos, ampliando as oportunidades de convivência familiar e comunitária. Nesse caso, o voluntário pode visitar o apadrinhado na unidade de acolhimento, levá-lo para passear, passar fins de semana, férias escolares (por período não superior a sete dias), entre outras ações lazer.
Já o apadrinhamento FINANCEIRO consiste em contribuir economicamente para atender as necessidades do acolhido, sem criar necessariamente vínculos afetivos. Ele poderá custear os estudos do apadrinhado, atividades extracurriculares, tratamentos de saúde, além de poder presentear o jovem com vestimentas, livros e outros bens que contribuam para a educação do apadrinhado.
Já o apadrinhamento por PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS é realizado por profissional liberal (pessoa física ou jurídica) que poderá executar, junto às instituições de acolhimento, cursos direcionados ao público infantojuvenil, custear atividades diversas que garantam acesso à dignidade dos acolhidos, além de colaborar com serviços inerentes às atividades do voluntário.
MAIS INFORMAÇÕES
Divisão de Procedimentos Administrativos e Judiciais do Juizado da Infância e Juventude de Fortaleza, pelos telefones (85) 3278.1062 e 3278.7684.
* As vagas para a palestra são limitadas à capacidade do auditório.
* Para mais informações sobre o Programa, clique aqui.
SERVIÇO
Data: 07/04/2017
Horário: 15h às 18h
Local: Auditório Agenor Studart, no Fórum Clóvis Beviláqua (Rua Des. Floriano Benevides Magalhães, 220 – Edson Queiroz)