Conteúdo da Notícia

Palestra no Fórum Clóvis Beviláqua orienta infratores da Lei Maria da Penha

Palestra no Fórum Clóvis Beviláqua orienta infratores da Lei Maria da Penha

Ouvir: Palestra no Fórum Clóvis Beviláqua orienta infratores da Lei Maria da Penha

O Núcleo de Atendimento ao Homem Autor de Violência Doméstica contra a Mulher (Nuah) promoveu, nesta sexta-feira (09/11), a primeira oficina socioeducativa destinada a infratores da Lei Maria da Penha. O evento ocorreu no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza.

Dez participantes estiveram presentes no encontro. O vendedor ambulante C.A.S. aprovou a iniciativa. “A gente compartilha as histórias e deixa de pensar que o problema é só nosso”, disse. Já o motorista D.S. destacou a mudança de percepção. “Você passa a ver as coisas de modo diferente, como, por exemplo, que tem de aceitar o erro e corrigir”, observou.

Em seguida, eles assistiram à palestra proferida pela assistente social do Centro de Saúde Escola Meireles, Mônica Menezes, sobre doenças sexualmente transmissíveis e tabagismo. Após as orientações, o eletricista D.E. afirmou que está pensando seriamente em parar de fumar. “Uma coisa é ter a noção. Outra é ver uma foto que mostra as consequências”, comparou.

Segundo a coordenadora do Nuah, a advogada Tatiane Carneiro de Castro, as oficinas representam uma forma de acompanhar os infratores com limitações de tempo. Os encontros ocorrerão mensalmente e serão acompanhados de palestras sobre temas específicos. A próxima, no dia 14 de dezembro, debaterá sobre alcoolismo.

Os participantes do Núcleo são encaminhados pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Fortaleza. Eles são acompanhados pela equipe multidisciplinar do Nuah, formada por profissionais de Psicologia, Assistência Social e Direito.

O projeto é coordenado pela Vara de Penas Alternativas e Habeas Corpus da Comarca de Fortaleza, em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado e com o Ministério da Justiça.