Conteúdo da Notícia

Ceará realiza mais de oito mil audiências nos três primeiros dias da Semana Nacional de Conciliação

Ceará realiza mais de oito mil audiências nos três primeiros dias da Semana Nacional de Conciliação

Ouvir: Ceará realiza mais de oito mil audiências nos três primeiros dias da Semana Nacional de Conciliação

A Semana Nacional de Conciliação no Ceará chega ao terceiro dia mobilizando magistrados, advogados, defensores públicos, empresas e jurisdicionados. Até as 17h30 desta sexta-feira (09/11), haviam sido realizadas 8.635audiências em todo o Estado, com 3.593 acordos (41,60% de êxito).

A força-tarefa conta ainda com a participação de magistrados aposentados como mediadores nas audiências. No Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o desembargador aposentado Pedro Regnoberto Duarte é um dos conciliadores. Ele destacou a importância do trabalho voluntário para a Semana de Conciliação. “Fico muito satisfeito em dar essa contribuição para a redução do número de processos. Ao mesmo tempo, fico em contato com ex-colegas e ainda conheço os que estão chegando”.

A defensora pública Aspásia Cristina Dias Soares, também aposentada, reforçou a importância do engajamento. “É muito bom porque nos sentimos ativos. E não é só durante a mobilização nacional, já que uma vez por semana nós estamos no Núcleo de Métodos Consensuais para mediar conciliações”.

CAPITAL E INTERIOR

Na Capital, já ocorreram 2.481 audiências, com 875 acordos entre as partes. A maioria das conciliações foi realizada no Interior: 2.718 de um total de 6.154 audiências. O Juizado Especial de Iguatu foi o que registrou o maior número de acordos, com 213 casos solucionados das 441 sessões conciliatórias.

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJCE é o responsável pela Semana Nacional de Conciliação no âmbito estadual, com apoio da Corregedoria Geral da Justiça. O Núcleo é supervisionado pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira e coordenado pela juíza Helga Medved.

A força-tarefa é iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os tribunais.

FÓRUM CLÓVIS BEVILÁQUA

No Fórum Clóvis Beviláqua, as partes são recepcionadas com atrações culturais. Nesta sexta-feira, o Centro de Formação e Assessoria Popular Comunidade EnCena exibiu o espetáculo de teatro de rua “Camaleão e a liberdade”, abordando as consequências do uso de drogas. Ao longo do evento, haverá ainda apresentações de flautas e coral.

A 12ª Vara de Família é a unidade judiciária da Capital com maior quantidade de conciliações, até o momento. Das 581 sessões agendadas, 146 já foram realizadas, totalizando 78 acordos.

O eletricista I.S. e a zeladora M.V.M. compareceram à unidade judiciária na tarde desta sexta-feira e conseguiram solucionar, de forma pacífica, uma ação de divórcio litigioso que tramitava há mais de seis anos. “Foi muito positivo, porque conseguimos resolver tudo, de forma mais rápida e direta”, afirmou I.S.

O pescador M.C.S. e a faxineira J.S.N. também conseguiram formalizar o fim da união de 28 anos. O acordo foi firmado menos de um mês após a ação dar entrada na 6ª Vara de Família. Na audiência, ainda ficaram definidas a guarda e a pensão alimentícia dos filhos. “Não adianta ficar discutindo, é muito melhor resolver tudo na conversa”, afirmou J.S.N.

O advogado Emmanuel Fontenele de Araújo, que acompanhava o caso, também elogiou a iniciativa. “A Semana de Conciliação é excelente, porque um processo que poderia demorar anos é resolvido em poucos minutos, evitando maior desgaste. Se todo mundo tivesse essa consciência, a Justiça funcionaria muito melhor”.

A Semana Nacional de Conciliação prossegue até a próxima quarta-feira (14/11), com audiências entre 8h e 18h. Apenas no sábado e no domingo (10 e 11/11) é que as sessões ocorrerão das 8h às 12h.