Conteúdo da Notícia

Pais e filhos aprendem sobre formas de superar conflitos familiares em oficina na Faculdade Farias Brito

Pais e filhos aprendem sobre formas de superar conflitos familiares em oficina na Faculdade Farias Brito

Ouvir: Pais e filhos aprendem sobre formas de superar conflitos familiares em oficina na Faculdade Farias Brito

A extensão do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) localizada na Faculdade Farias Brito (FFB), em Fortaleza, realizou, no último sábado (1º/07), a primeira Oficina de Pais e Filhos. Durante uma manhã, casais que estão vivenciando situações de ruptura conjugal assistiram a palestras, vídeos e depoimentos, em que foram orientados sobre a importância da convivência harmoniosa, bem como sobre os impactos dos conflitos na vida dos filhos.
Já realizada regularmente, desde 2014, na sede do Cejusc, no Fórum Clóvis Beviláqua, a Oficina tem sido levada também para as extensões do Centro, facilitando o acesso e ampliando o número de pessoas beneficiadas. Outras edições do evento já ocorreram na Universidade de Fortaleza (Unifor) e na Defensoria Pública. “A importância da expansão da Oficina de Pais e Filhos está em propiciar, a um maior número de famílias, a reflexão aos pais de como melhorar o seu relacionamento com os filhos, quando da separação conjugal, alertando, ainda, da necessidade de uma nova visão sobre a relação parental”, ressalta a juíza Jovina d’Avila Bordoni, coordenadora do Centro Judiciário e das Extensões.
Criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e implantada por Tribunais de Justiça de vários estados, a Oficina visa estimular a resolução pacífica dos conflitos familiares. Além dos conteúdos educativos voltados para os pais, desenvolve atividades lúdicas e reflexivas com os filhos, divididos em dois grupos, de acordo com a faixa etária (crianças e adolescentes).
A metodologia pode ser aplicada tanto a casais que já são parte de ações judiciais (de divórcio, disputas pela guarda de filhos e pensão alimentícia), quanto na fase pré-processual, como foi o caso do evento realizado nesse sábado, 1º. “O Centro Judiciário, nesse momento, está multiplicando a cultura da pacificação, trabalhando de forma preventiva e educativa já na fase pré-processual. Os participantes da Oficina são orientados a conduzir da melhor forma possível esses conflitos em que estão inseridos, para que entendam que os filhos, assim como eles próprios, devem ser preservados”, explica a psicóloga Gleiciane Van Dam, que coordena a Oficina.
A Oficina foi conduzida, juntamente com a equipe do Cejusc, pelo coordenador do Núcleo de Prática Jurídica, Glauco Cidrack, pela coordenadora do Curso de Psicologia, Cintya Carvalho, pela coordenadora de Apoio Psicopedagógico, Mariza Santos, e pela professora Germana Queiroz, todos da FFB.
SERVIÇO
Cejusc – Fica no Fórum Clóvis Beviláqua, na rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães, 220, bairro Edson Queiroz. Contato: (85) 3492.8030.
Extensões do Cejusc
Unidade Unifor – av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz, Fortaleza – CE. Bloco F.
Unidade Farias Brito – rua Osório Palmela, 270, Fortaleza – CE.
Unidade Defensoria Pública – av. Pinto Bandeira, 1111, Engenheiro Luciano Cavalcante, Fortaleza – CE