Conteúdo da Notícia

Osmar Baquit parabeniza Raul Araújo Filho por indicação ao STJ

Ouvir: Osmar Baquit parabeniza Raul Araújo Filho por indicação ao STJ

06.04.2010
Em pronunciamento durante a sessão plenária desta terça-feira (06/04), o deputado Osmar Baquit (PSDB) parabenizou o desembargador cearense Raul Araújo Filho por sua indicação para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Raul Araújo entra para assumir a vaga deixada pelo ministro Paulo Gallotti, que se aposentou em 2009. Após a publicação da indicação no Diário Oficial da União, o nome segue para o Senado Federal, onde o indicado será sabatinado pelos componentes da Comissão de Constituição e Justiça. Sendo aprovado, o nome vai para votação em plenário.
A eleição para a escolha dos nomes dos três integrantes de tribunais de Justiça para ocupar a vaga ocorreu em 11 de novembro de 2009. O nome de Raul Araújo para o cargo foi indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Em seu pronunciamento, Baquit lembrou que Raul integra o Tribunal de Justiça do Ceará. ?Ele também teve a oportunidade de ir para o Tribunal de Contas do Estado, mas devido a um problema de ordem jurídica, acabou não assumindo?, comentou, acrescentando que sua ascensão ?é fruto da competência e de sua história como homem público?. Osmar lembrou que Raul Araújo também ocupou os cargos de procurador e subprocurador do Estado. ?Ele nunca deixou de dialogar e debater com a sociedade?, comentou.
Fizeram apartes os deputados tucanos Gony Arruda, Marcos Cals, Moésio Loiola, Luiz Pontes e Fernando Hugo, além de Carlomano Marques (PMDB), Mauro Filho (PSB) e Sineval Roque (PSB). Gony Arruda disse que Raul Araújo é uma das pessoas mais decentes e transparentes da vida pública do Ceará. Já Marcos Cals disse que a escolha de Raul envaidece toda a sociedade cearense. Cals também parabenizou o presidente Lula pela escolha do desembargador para a Corte.
Moésio Loiola afirmou que Araújo ?tem tudo para fazer um grande trabalho no STJ?. Luiz Pontes disse que Raul Araújo ?dignifica o povo cearense?. Já Fernando Hugo destacou que a nomeação ?é a prova de que o estudar e aprofundar-se no Direito é o passaporte para passos maiores?.
Carlomano Marques também louvou a iniciativa do presidente Lula, enquanto Mauro Filho disse que ?ganha o Brasil em ter um cearense como Raul Araújo no STJ?. Sineval Roque se associou aos demais deputados.
ROUBO
Ainda durante seu pronunciamento, Baquit disse que disponibilizaria nesta terça-feira, para os programas policiais de tevê, imagens do roubo do seu veículo, que aconteceu na última terça-feira, num supermercado de Fortaleza.
Baquit criticou a postura da direção do estabelecimento, que se eximiu de qualquer culpa. ?Fui dialogar com o dono do supermercado e ele me disse que não iria pagar, porque, se 50 carros fossem roubados por dia no seu estabelecimento, ele não teria como pagar?, reclamou. O deputado disse que vai entrar na Justiça. No entendimento do deputado, o dono do estabelecimento é responsável pelo roubo de veículo dos seus clientes. ?Se o dono não for responsável pelo veículo, então as pessoas ficam expostas a tudo dentro do estabelecimento, que não têm segurança nenhuma?, finalizou.
EU/AF
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br