Conteúdo da Notícia

Novos robôs entregues pelo Promojud auxiliam unidades judiciárias e realizam 146 despachos em aproximadamente 1 hora e 15 minutos

Ouvir: Novos robôs entregues pelo Promojud auxiliam unidades judiciárias e realizam 146 despachos em aproximadamente 1 hora e 15 minutos

O Projeto de Robotização, Automação e Aprimoramento de Processos de Trabalho que compõe o Programa de Modernização do Judiciário cearense (Promojud) entregou, no mês de março, dois novos robôs ao Núcleo 4.0 – Execuções Fiscais, para auxiliar juízes e servidores no desempenho das tarefas nas unidades judiciárias. Nessa segunda-feira (10/04), a tecnologia possibilitou a realização de 146 despachos em aproximadamente 1 hora e 15 minutos, enquanto a mesma atividade levaria mais de 4 horas para ser realizada manualmente.

Os robôs são programas de leitura de planilhas para execução de atividades repetitivas. Um deles atua na análise dos processos da tarefa de “minutar ato inicial” e filtra apenas os processos de execução fiscal, emitindo o referido despacho de acordo com o modelo criado em conjunto pelos magistrados do Núcleo 4.0. A tecnologia leva cerca de 30 segundos para a confecção do despacho inicial, inclusive com a assinatura do juiz. Já o robô de confecção de carta de citação consiste na emissão do expediente via “e-carta”, com a devida assinatura e envio aos Correios.

Segundo o coordenador do Núcleo, juiz Renato Esmeraldo Paes, a entrega destas automações em atividades repetitivas “possibilita destacada celeridade e segurança na realização das mesmas, permitindo que os magistrados e assistentes tenham mais tempo para análise de outros processos que exijam maior conhecimento jurídico”.

ENCONTRO
A apresentação do processo de desenvolvimento de robôs no âmbito do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a prospecção de novas automações serão tratadas no 1º Encontro de Supervisores da Capital e Interior – Foco no Incremento da Atividade-fim, que será realizado nos dias 14 de abril, para os profissionais de Fortaleza e 28 para os colaboradores do Interior, de 9h às 17h, na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec). O projeto tem a cogestão dos juízes Ricardo Alexandre e Alexandre Sá e a coordenação técnica das Coordenadorias de Robotização e Automação da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) e Coordenadoria de Gestão por Processos de Trabalho da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Promojud