Conteúdo da Notícia

Novos conciliadores e mediadores assumem compromisso de atuar como auxiliares do Judiciário

Ouvir: Novos conciliadores e mediadores assumem compromisso de atuar como auxiliares do Judiciário

Treinados para atuarem no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Fortaleza (Cejusc), nove novos conciliadores e mediadores assinaram termo de compromisso para auxiliar a Justiça estadual. Eles reforçarão as audiências virtuais conciliatórias no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB). Ao todo, o Cejusc da Capital conta, atualmente, com 63 profissionais.

Eles foram capacitados pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (Nupemec – TJCE) e treinados pelo Cejusc FCB para desempenhar as funções pelo período de um ano, com possibilidade de renovação, sem vínculo empregatício, podendo atuar até duas vezes por semana, ou mais vezes.

Os conciliadores e mediadores judiciais têm como algumas de suas atribuições: abrir e conduzir a sessão de conciliação ou de mediação, sob a orientação do juiz de Direito coordenador do Cejusc, auxiliando na construção do entendimento entre as partes; redigir o termo de audiência; certificar os atos ocorridos na sessão de conciliação ou de mediação, respeitando-se o princípio da confidencialidade; atender às normas internas do Judiciário; além de trabalhar de forma integrada e coordenada com a Instituição e manter os assuntos confidenciais em absoluto sigilo.

Os Termos de Compromisso foram assinados nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2023 no Centro Judiciário localizado no setor Amarelo do Fórum.

Para os interessados em atuar como conciliador/mediador Judicial no Cejusc FCB devem inicialmente preencher formulário clicando AQUI, enviar documentação exigida e aguardar contato da coordenação do setor.