Conteúdo da Notícia

Nova edição do Judiciário em Evidência destaca ações de modernização da Justiça cearense

Ouvir: Nova edição do Judiciário em Evidência destaca ações de modernização da Justiça cearense

O Programa de Modernização Poder Judiciário (Promojud), pensado para aprimorar o trabalho de servidores, magistrados e colaboradores, além de facilitar a vida do cidadão que busca os serviços oferecidos pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), é tema do “Judiciário em Evidência”. A nova edição já está disponível no Canal do TJCE, no YouTube, e também nas emissoras parceiras.

Você vai ver como o Tribunal de Justiça se preparou para implantar o Promojud e os passos até conseguir o investimento inédito de 35 milhões de dólares do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em contrapartida com o Governo do Estado. Nossa equipe vai mostrar que, antes de garantir esse empréstimo, o TJCE já havia concluído a expansão do processo eletrônico em todo o Estado e a digitalização do acervo.

O avanço tecnológico foi intensificado durante a pandemia da Covid-19, com priorização do teletrabalho e das audiências por videoconferência. A tendência agora é de novos avanços, sem deixar de lado quem está por trás das máquinas, já que a humanização é um dos principais focos da Presidência do Tribunal, que tem à frente a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

Nossa equipe ainda mostra que a finalidade do Promojud é oferecer serviços cada vez mais automatizados com o uso intensivo da tecnologia e a implantação de novos sistemas. Entre as novidades estão os robôs, que são programas de computador para realizar atividades de natureza repetitiva, como já vem ocorrendo em processos que tramitam no Fórum das Turmas Recursais, por exemplo.

ONDE ASSISTIR
TV Fortaleza (canal 7.2): segundas (15h), terças (9h40), quintas (17h30) e sábados (12h)
Canal FDR (canal 48.1): quartas (18h30)
TV Ceará (canal 5.1): domingos (14h30)
TV Assembleia (canais 7.3 e 31.1): domingos (20h) e sextas (20h20)
YouTube: @tjceoficial

Promojud