Conteúdo da Notícia

Nota de falecimento

Nota de falecimento

Ouvir: Nota de falecimento

É com pesar que o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) comunica o falecimento do desembargador Francisco Barbosa Filho, nesta quinta-feira (30/03). A magistratura cearense manifesta profunda consternação à família, amigos e colegas pelo ocorrido. Barbosa Filho foi um homem íntegro e probo, que honrou a magistratura e desempenhou o seu mister com responsabilidade, afinco e dedicação.
O Poder Judiciário perde um grande julgador, ético e comprometido com a causa. O velório ocorre hoje, a partir das 20h, na funerária Ethernus (rua Padre Valdevino, 1688 – Aldeota). A missa de corpo presente será nesta sexta-feira (31/03), às 10h30. Em seguida, o sepultamento, às 12h30, no Cemitério Parque da Paz (av. Pres. Juscelino Kubitschek, 4454).
O presidente do TJCE, desembargador Gladyson Pontes, declarou luto oficial de três dias no âmbito do Poder Judiciário, de acordo com a Portaria nº 576/2017. “É um momento muito triste para esta Casa, perder um magistrado íntegro, vocacionado, determinado, estimulado, acima de tudo, em defesa da magistratura”, disse.
PERFIL
Francisco Barbosa Filho, natural de Jaguaruana (CE), nasceu em 1º de setembro de 1948. Ingressou na magistratura estadual no dia 23 de janeiro de 1981, como juiz substituto da Comarca de Pedra Branca. Atingiu a vitaliciedade em fevereiro de 1983. Por antiguidade, foi promovido, em abril de 1983, para a Comarca de Russas, e, depois, à Comarca de Iguatu, pelo critério de merecimento. Também por merecimento, o magistrado foi promovido, em de setembro de 1987, para a 10ª Vara Cível de Fortaleza. Em junho de 1991, o juiz foi removido para a 18ª Vara Cível da Capital. Em 26 de novembro de 2009 ascendeu ao TJCE pelo critério de antiguidade. Por último, era integrante da 2ª Câmara de Direito Privado, do Órgão Especial e da Seção de Direito Privado.