Conteúdo da Notícia

Mutirão na Comarca de Santana do Acaraú realiza 450 audiências de conciliação em cinco dias

Mutirão na Comarca de Santana do Acaraú realiza 450 audiências de conciliação em cinco dias

Ouvir: Mutirão na Comarca de Santana do Acaraú realiza 450 audiências de conciliação em cinco dias

Mobilização realizada pela Comarca de Santana do Acaraú conseguiu efetivar 450 audiências de conciliação, que resultaram no julgamento de 135 processos e em 77 acordos entre as partes. A pauta estava agendada para julho de 2020, mas foi antecipada devido ao esforço concentrado feito por juiz e servidores que atuam na unidade judiciária, além do apoio dos advogados que se organizaram para comparecer ao mutirão.
“A previsão de julgamento das demais ações (238) é de 30 dias, a contar do término do mutirão”, disse o juiz Wilson de Alencar Aragão, titular da Vara. O magistrado considerou que “o empenho de todos e a ação padronizada em demandas repetitivas garantiram o êxito do trabalho, assegurando acesso à Justiça e solução célere dos litígios. A estratégia permite a redução do acervo processual e da taxa de congestionamento”.

Para atuar na força-tarefa, que durou cinco dias, foram disponibilizados três conciliadores que trabalharam simultaneamente. Nos três primeiros dias foram realizadas 360 audiências e nos dois últimos dias, 90. A maioria dos casos eram referentes a ações anulatórias de contrato de empréstimo consignado, de cobrança entre empresas de pequeno porte e particulares, entre outras. O mutirão ocorreu de 30 de setembro a 4 de outubro.