Conteúdo da Notícia

Mutirão garante reconhecimentos voluntários de paternidade em escola da Capital

Mutirão garante reconhecimentos voluntários de paternidade em escola da Capital

Ouvir: Mutirão garante reconhecimentos voluntários de paternidade em escola da Capital

A Escola Municipal Edith Braga, no bairro Aerolândia, recebeu, nesse sábado (6/08), a equipe do Mutirão do Projeto Pai Presente. A ação atendou cerca de 50 pessoas e garantiu 10 reconhecimentos voluntários de paternidade. Também foram agendadas 13 audiências de conciliação. Mães, pais e filhos receberam a orientação da juíza coordenadora do Projeto no Ceará, Roberta Ponte Marque Maia.
“A execução do Projeto Pai Presente vem demonstrando, mais uma vez, a aproximação do Judiciário com a sociedade na intensa busca pela efetivação dos direitos fundamentais, no caso específico, o direito à paternidade”, destaca a magistrada.
Entre os reconhecimentos voluntários, está a história do balconista Raul Castro, de 19 anos, que fez questão de reconhecer a paternidade do filho que não é biológico. “Quando eu conheci a mãe dele, ele ainda era bebezinho. Passei a conviver com a criança e ele acabou me chamando de pai. Eu realmente quis reconhecer porque considero meu filho de verdade”, declarou.
Quem comemora é a mãe da criança, a dona de casa Taís Pereira dos Santos, de 21 anos. “Eu conheci uma pessoa que se preocupa com meu filho e hoje ele demonstrou o amor que sente pela minha criança”, disse emocionada.
Taís Pereira agradece a oportunidade dada pelo Mutirão do Judiciário. “Eu achei essa ação maravilhosa. Com ela eu pude garantir a paternidade do meu filho. Eu lutei muito por isso”, disse.
red2
O Mutirão também contou com funcionários do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), que na ocasião realizaram dois exames de DNA, solicitados pelos pais que apresentaram dúvidas em relação à paternidade.
Outras escolas públicas municipais com os maiores índices de crianças sem o nome do pai no registro também receberão o projeto. A próxima será a Escola Municipal Antônio Sales, no bairro Rodolfo Teófilo. A ação acontecerá no dia 20 de agosto, das 9h às 13h.
O projeto Pai Presente nas escolas públicas da Capital é coordenado pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da Corregedoria Geral da Justiça, com apoio da Secretaria de Educação do Município de Fortaleza e da Faculdade Devry Fanor.
Escolas que também receberão o projeto
20/08/16 – Escola Municipal Antônio Sales (Rodolfo Teófilo)
03/09/16 – Escola Municipal Thomaz Pompeu Sobrinho (Parangaba)
17/09/16 – Escola Municipal Santos Dumont (Bom Jardim)