Conteúdo da Notícia

Mutirão do Grupo de Auxílio realiza 192 perícias médicas em ações de acidente de trabalho

Mutirão do Grupo de Auxílio realiza 192 perícias médicas em ações de acidente de trabalho

Ouvir: Mutirão do Grupo de Auxílio realiza 192 perícias médicas em ações de acidente de trabalho

O Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais da Comarca de Fortaleza promoveu 192 perícias médicas em ações de acidente de trabalho. O mutirão, iniciado no dia 4 de junho, foi encerrado nesta quinta-feira (19/07), no Fórum Clóvis Beviláqua.

A coordenadora do Grupo, juíza Joriza Magalhães Pinheiro, ressaltou que foi fundamental, para o êxito da iniciativa, a participação da Defensoria Pública da União (DPU), que disponibilizou três profissionais para a realização dos exames. “Os médicos foram extremamente assíduos, responsáveis e eficientes. Sem essa colaboração, não seria possível dar andamento aos processos”.

A magistrada destacou que os envolvidos nas ações, referentes ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), são beneficiários da Justiça gratuita e não possuem condições de arcar com os custos da avaliação médica.

Ainda de acordo com a coordenadora, os laudos periciais já estão sendo concluídos. “Tão logo os laudos sejam anexados aos autos, estes serão devolvidos às varas responsáveis, para que as partes tomem conhecimento dos resultados e possam se manifestar. Se não houver outra prova a ser produzida, os processos já estarão aptos a julgamento”.

Além das perícias, o mutirão contemplou também a produção de despachos e sentenças, contribuindo para agilizar o trâmite das ações acidentárias e para reduzir o acervo processual das Varas Cíveis da Capital.