Conteúdo da Notícia

Mutirão Carcerário dá curso amanhã de capacitação para assistentes sociais sobre previdência

Ouvir: Mutirão Carcerário dá curso amanhã de capacitação para assistentes sociais sobre previdência

19.08.09
A coordenação do Mutirão Carcerário realizará curso gratuito de capacitação para assistentes sociais sobre a concessão de benefícios previdenciários e assistenciais destinados às famílias de presidiários.
O curso terá início amanhã 5ª.feira (20/08), às 08h:30min, e, durante dois dias, reunirá profissionais e estudantes de Serviço Social na sede da Justiça Federal, na Praça Murilo Borges, na rua Floriano Peixoto, Centro de Fortaleza.
O objetivo do evento é capacitar os profissionais que estão em contato com os detentos e seus familiares para que os benefícios garantidos em lei, como o auxílio reclusão, cheguem de fato à população.
Além de questões relacionadas ao caráter administrativo e jurídico dos pedidos de benefícios, os agente sociais serão instruídos sobre o processo pericial do Serviço Social no cenário do Judiciário Federal.
Um dos facilitadores é o analista judiciário da Justiça Federal, David Pereira Cruz, requisitado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para auxiliar os trabalhos do Mutirão Carcerário. Ele esclarece que a aplicação do método completo de investigação social é importante para que os órgãos públicos tenham um perfil, o mais preciso possível, da realidade das famílias do detentos. “A série de palestras que nós estamos realizando é justamente para informar as pessoas sobre os seus direitos”, enfatizou.
O evento terá ainda como palestrantes o representante do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Paulo Fernando Santos Bacelar, e a juíza federal Cíntia Menezes Brunetta. Será emitido certificado de participação no curso.
Fonte: TJ/Ceará