Conteúdo da Notícia

Município de Reriutaba deve indenizar pais de criança morta após choque em bebedouro de escola

Município de Reriutaba deve indenizar pais de criança morta após choque em bebedouro de escola

Ouvir: Município de Reriutaba deve indenizar pais de criança morta após choque em bebedouro de escola

O Município de Reriutaba deverá pagar indenização por danos morais e pensão mensal aos pais de menino de sete anos que morreu em decorrência de choque elétrico no bebedouro da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Nossa Senhora das Graças. A decisão, proferida nessa terça-feira (11/11), é da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Segundo os autos, o acidente aconteceu no dia 7 de setembro de 2009. Francisco José Soares jogava bola na quadra da escola com outras crianças quando foi até o bebedouro. Após sentir a ausência do filho, a mãe foi procurá-lo e o encontrou desacordado ao lado do aparelho. O menino foi socorrido, mas já chegou ao hospital sem vida.

Por esse motivo, os pais da vítima entraram com ação na Justiça. Alegaram que a morte foi resultado da imprudência e negligência dos administradores da escola, que sabiam do defeito no aparelho e não tomaram providências.

Na contestação, o ente público defendeu ausência de responsabilidade. Alegou culpa exclusiva da vítima, pois o menino teria levado choque ao tentar ligar o bebedouro, desativado devido a problemas de refrigeração. Disse ainda que o garoto não era aluno da escola e que entrou sem permissão.

Em novembro de 2013, o Juízo da Comarca de Reriutaba (309 km da Capital) entendeu que houve responsabilidade do estabelecimento de ensino, conforme depoimento de testemunhas e o laudo pericial presente nos autos. O Município foi condenado a pagar 200 salários mínimos aos pais da criança, a título de reparação moral. Também foi fixada pensão mensal no valor de 2/3 do salário mínimo, contados da data em que a vítima completaria 14 anos até a data em que tivesse 25 anos.

Inconformado, o ente municipal ingressou com apelação no TJCE (0000320-13.2009.8.06.0157). Requereu a improcedência da ação ou a redução do valor indenizatório.

Ao julgar o caso, a 8ª Câmara Cível manteve a decisão de 1ª Grau. Segundo o relator do processo, desembargador José Tarcílio Souza da Silva, “o suposto desligamento do aparelho e o aviso realizado nas salas de aula não elidem a responsabilidade da escola de zelar pela segurança em seu interior, principalmente em razão da presença constante de crianças, inclusive nos finais de semana e nos feriados. Assim, verifico claramente a presença do nexo causal entre a omissão do ente municipal e o grave dano causado à vítima e aos apelados [pais], uma vez que tal omissão foi determinante para a ocorrência do trágico resultado”.