Conteúdo da Notícia

Missa é celebrada no Tribunal de Justiça em homenagem à desembargadora Águeda Passos

Missa é celebrada no Tribunal de Justiça em homenagem à desembargadora Águeda Passos

Ouvir: Missa é celebrada no Tribunal de Justiça em homenagem à desembargadora Águeda Passos

A Capela Nossa Senhora de Fátima, construída em 1999, recebeu, nesta quinta-feira (11/05), amigos, familiares e colegas de trabalho da desembargadora Águeda Passos Rodrigues Martins para missa de corpo presente. Foi na sua gestão como presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) que, em 3 de setembro, a Capela foi inaugurada pela magistrada no Palácio da Justiça.
Representando o governador do Estado, Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela destacou o trabalho da desembargadora como defensora da criança e do adolescente. “Foi uma pessoa com ótimas referências, na forma como procedeu à frente das suas responsabilidades. Foi uma magistrada enérgica, firme e contribuiu para a estruturação do Judiciário em relação ao atendimento de crianças e adolescentes. Ela deixa um legado de bons feitos e, com certeza, isso ficará não só no seio de sua família e amigos, mas também das instituições”.
O vice-presidente do TJCE, desembargador Washington Araújo, elogiou o trabalho da magistrada como presidente da Corte. “Ela foi uma mulher de muita competência. Uma mulher de fibra e que, de certa forma, conduziu o Poder Judiciário num momento de grande dificuldade, de grande exposição negativa.”
Segunda mulher a assumir a Presidência do Tribunal, a desembargadora Iracema Vale ressaltou o pioneirismo da magistrada. “Tenho uma grande admiração pela desembargadora Águeda porque, naquela época, tudo era mais difícil. Nós tivemos o privilégio de ser, em 150 anos, ela a primeira e eu a segunda mulher presidente do TJCE, e não é fácil. Ela sempre foi uma mulher profissional, séria, forte, respeitada e admirada.”
O decano do Judiciário cearense, desembargador Fernando Ximenes, também prestou homenagens à desembargadora Águeda. “Uma pessoa altamente vocacionada, de muita coragem e disposição, que desempenhou suas atividades até o último dia com muita devoção e compromisso com o Poder Judiciário”, declarou.
Nelson Martins, chefe da Casa Civil do Governo do Estado, pontuou a grande contribuição da desembargadora para a Justiça do Ceará. “Foi uma pessoa bastante rigorosa, cumpridora da lei, dedicada e trabalhadora. Ela contribuiu para o fortalecimento da Justiça e o fim das desigualdades sociais. Minhas sinceras condolências à família.”
A magistrada também foi ressaltada por Evânia Silva de Andrade, hoje com 34 anos de serviços prestados ao Tribunal. “Dinâmica e guerreira, a desembargadora ‘chegava junto’ em defesa dos servidores. Era uma mulher atuante e participativa e seu gabinete estava sempre de ‘portas abertas’.”
Francisca Célia Gomes Rodrigues, chefe do Núcleo de Apoio aos Magistrados de 1º Grau, lembrou dela com carinho. “Uma mulher pioneira e batalhadora. Deixou um legado de fé e determinação. Sou grata por todo o reconhecimento à frente do trabalho de apoio aos magistrados”.
A missa de corpo presente foi conduzida pelos padres Luis Alberto, da Igreja do Rosário, e José Seiberras, da Igreja Cristo Rei. O corpo da magistrada seguiu para o enterro no Cemitério Parque da Paz, localizado na avenida Pres. Juscelino Kubitschek, nº 4454, bairro Passaré, em Fortaleza.