Conteúdo da Notícia

Ministro Gilmar Mendes quer sensibilizar sociedade através do futebol

Ouvir: Ministro Gilmar Mendes quer sensibilizar sociedade através do futebol

09.12.09
O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, destacou, nesta terça-feira (8/12), no Rio de Janeiro, que é possível, por meio do futebol, sensibilizar a sociedade brasileira quanto à importância de reintegrar ex-detentos na sociedade e no mercado de trabalho. “O futebol é um instrumento importante de sensibilização e mediação nesse diálogo com a sociedade”, destacou o ministro ao assinar um acordo de cooperação com o Clube dos 13, no Rio de Janeiro, dentro do projeto Começar de Novo. O termo de cooperação, assinado com o presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, visa a oferta de vagas de emprego a egressos do sistema carcerário, como forma de combate à criminalidade. Também estiveram presentes na solenidade, o corregedor-nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, os conselheiros do CNJ Morgana Richa e Nelson Tomaz Braga e o secretário-geral do conselho, Rubens Curado.
“Os clubes de futebol estão engajados no projeto e se propuseram a contratar egressos para trabalharem em seus quadros de empregados. É uma mudança de postura que se está promovendo”, enfatizou o presidente do CNJ. No almoço oferecido pelo Clube dos 13, no Riocentro, durante o Fórum Internacional de Futebol (Footecon), que também contou com a participação do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, Gilmar Mendes reforçou a parceria com a CBF dentro do programa Começar de Novo. A idéia é possibilitar que ex-presos e adolescentes em conflito com a lei trabalhem nas obras destinadas à Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. “Estamos trabalhando com a perspectiva de reinserção social para diminuir a reincidência. O Começar de Novo é mais do que um programa de direitos humanos, é um projeto de segurança pública”, completou.
Violência no Couto Pereira (PR) – O ministro Gilmar Mendes classificou como lamentável o episódio de violência ocorrido neste domingo (6/12) no estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), na partida entre Coritiba e Fluminense, que terminou empatada e levou o time paranaense ao rebaixamento. Ele disse que as ações de violência que chocaram todo o Brasil, “merecem o repúdio da comunidade nacional”. “É preciso que sejam tomadas medidas sérias tanto no campo desportivo quanto no judicial”, afirmou o ministro. Gilmar Mendes disse ainda esperar que a polícia de Curitiba, o Ministério Público e a Justiça ajam com o devido rigor em relação ao episódio.
MB/MM
Agência CNJ de Notícias