Conteúdo da Notícia

Ministro Gilmar Mendes abre workshop sobre meta 2 nesta quinta-feira

Ouvir: Ministro Gilmar Mendes abre workshop sobre meta 2 nesta quinta-feira

18.06.09
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza, nesta quinta-feira (18/06), workshop com magistrados do país sobre a Meta 2, cujo objetivo é fazer com que todos os processos distribuídos até 31 de dezembro de 2005 sejam identificados e julgados. O evento será aberto pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Gilmar Mendes, e acontecerá na sede da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf), em Brasília, a partir das 8h30min .
Está prevista a participação, no workshop, de aproximadamente 60 magistrados da Justiça Estadual, Justiça Federal e Justiça Trabalhista de todo o país. A Meta é uma das 10 metas de nivelamento estabelecidas pelo CNJ em fevereiro passado, em Belo Horizonte (MG), por ocasião do II Encontro Nacional do Judiciário. As 10 Metas têm como intuito melhorar o serviço jurisdicional prestado à população e tornar mais eficiente a gestão do Judiciário.
Ações – A programação da manhã inclui duas palestras. A primeira abordará dados estatísticos elaborados pelo CNJ e será proferida pelo secretário-geral do Conselho, juiz Rubens Curado. A segunda palestra será da juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Salise Sanchotene. Ela falará o encaminhamento de sugestões de ações a serem realizadas para o cumprimento da Meta 2.
No início dos trabalhos, está prevista a reunião dos participantes em grupo para elaboração da lista de iniciativas nacionais que serão implementadas em todo o país, com vistas à aceleração destes processos distribuídos na Justiça até 2005. Posteriormente, em plenária, serão consolidadas as ações propostas para esta lista. No período da tarde, os participantes vão detalhar os planos de ações que já estão sendo elaborados por parte dos tribunais e os projetos de cada um. Depois, em plenária outra vez, acontecerá a consolidação e validação destes planos de ações. Caberá ao secretário-geral do CNJ fazer o encerramento do workshop.