Conteúdo da Notícia

Ministro Cesar Rocha recebe título de Professor Honoris Causa da UFC

Ouvir: Ministro Cesar Rocha recebe título de Professor Honoris Causa da UFC

23.08.2010
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, recebeu, nesta segunda-feira (23), o título de Professor Honoris Causa conferido pelo conselho administrativo da Universidade Federal do Ceará (UFC). O título foi entregue pelo reitor da UFC, professor Jesualdo Pereira Farias, e a saudação foi feita pelo professor Álvaro Melo Filho, diretor da Faculdade de Direito.
Formado e pós-graduado pela UFC, Cesar Rocha relembrou na ocasião que iniciou no magistério superior na centenária Faculdade de Direito. ?Esta Universidade tem uma trajetória de 55 anos de atuação e integração no Ceará e no Nordeste e já desenvolveu, ao longo desse tempo, projetos e pesquisas em todas as áreas do conhecimento humano, contribuindo, de forma poderosa e altamente decisiva, para a perfeita compreensão da região e dos seus complexos problemas, assim realizando a vocação universitária que o seu primeiro reitor, o inesquecível Professor Antônio Martins Filho, sintetizou com tanta felicidade e completude na famosa expressão ?o universal pelo regiona?l?, ressaltou Cesar Rocha.
O presidente do STJ afirmou que há 55 anos a UFC dava os passos pioneiros no estado do Ceará, desmitificando a tradição de ?incompetência nordestina?, e, hoje, detém o mais completo, o mais importante e o mais confiável acervo científico sobre as realidades física, hidrológica, climática, econômica, cultural e social do Nordeste.
Para o ministro Cesar Rocha, ver-se incluído nessa galeria de notáveis não estava nas suas ambições. ?A minha escolha para receber esta honraria tem para mim o significado das grandes surpresas que nos confortam o espírito e nos entusiasmam o coração?, afirmou.
Cesar Rocha foi prestigiado pelos ministros do STJ, Humberto Martins, Herman Benjamin, Napoleão Nunes Maia Filho, Jorge Mussi, Luis Felipe Salomão, Benedito Gonçalves e Raul Araújo Filho. Também estavam presentes à solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Ernani Barreira, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Domingos Filho, o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Mozart Valadares , o jornalista Fernando Cesar Mesquita, diretor da Secretaria de Comunicação Social do Senado, parlamentares, familiares e servidores públicos.