Conteúdo da Notícia

Metodologia para agilizar julgamento de processos em Itapiúna concorre a prêmio de melhores práticas

Metodologia para agilizar julgamento de processos em Itapiúna concorre a prêmio de melhores práticas

Ouvir: Metodologia para agilizar julgamento de processos em Itapiúna concorre a prêmio de melhores práticas

A iniciativa “Planejamento, metas e gestão de pessoas na administração judiciária como fator de valorização da imagem do Judiciário”, da Comarca de Itapiúna (a 110 km de Fortaleza), é uma das seis concorrentes ao Prêmio Melhores Práticas de Gestão 2013. O objetivo da premiação é reconhecer ações bem sucedidas que estejam contribuindo para a modernização, rapidez e eficiência do Poder Judiciário cearense.

O autor da prática é o juiz Erick Omar Soares Araújo, titular da unidade. O magistrado criou um sistema de gestão voltado para a otimização das tarefas desenvolvidas na vara. A prática consistiu em definir metas de trabalho e subdividir o acervo de processos por prioridade e por matéria, dando celeridade à prestação jurisdicional. A unidade também passou a efetuar entrevista e análise curricular dos servidores cedidos para atuarem na vara.

Atualmente, todas as ações que chegam à Comarca de Itapiúna recebem encaminhamento no mesmo dia. O magistrado acrescenta que a implementação de conceitos administrativos de organização focados no alcance de metas, além da motivação dos recursos humanos para maior produtividade e celeridade, foram fundamentais para o sucesso do projeto.

“A prática favoreceu a melhoria da imagem do Judiciário. A vara de Itapiúna recebeu reconhecimento público pela capacidade de gestão e eficiência na resolução de processos, o que repercutiu de forma positiva na imprensa local”, afirmou.

A experiência da Comarca de Itapiúna está disponível na íntegra no seguinte link: www7.tjce.jus.br/portal-conhecimento/?p=2511

CANDIDATOS AO PRÊMIO

A Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) organiza o “Prêmio Melhores Práticas de Gestão 2013” , que também tem o objetivo de incentivar a criação de novas práticas de gestão. As iniciativas foram inscritas no Banco de Boas Práticas do Poder Judiciário cearense.Entre as seis selecionadas para votação, as três mais bem colocadas receberão prêmios, de acordo com a classificação.

Magistrados e servidores receberão, por e-mail, link para votação das melhores práticas. A escolha deve ser feita entre os dias 11 e 13 de fevereiro.

INICIATIVAS SELECIONADAS

– “Excelência no atendimento ao jurisdicionado”. Autora: desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda. Unidade: Gabinete da desembargadora.

– “Mandado de citação padrão (15 dias para se manifestar)”. Autores: desembargadora Maria Edna Martins (juíza da unidade na época), Expedito Wagner Moreira Quaresma e Aurineide Monte da Costa Moreno. Unidade: 6ª Vara de Família da Capital.

– “Manual de rotinas cíveis e criminais”. Autora: Francisca Nelzeny Feitosa Santos. Unidade: 14º Juizado Especial Cível e Criminal.

– “Planejamento, metas e gestão de pessoas na administração judiciária como fator de valorização da imagem do Judiciário”. Autor: juiz Erick Omar Soares Araújo. Unidade: Comarca de Itapiúna.

– “Roteiro para consulta processual”. Autor: Expedito Wagner Moreira Quaresma. Unidade: 6ª Vara de Família da Capital.

– “Uso de caixas cedidas pelo CONPAM para armazenar papéis recicláveis”. Autoras: Carla Juliana Lima Lustosa da Costa e Suellen Natasha Pinheiro Correa. Unidade: 7ª Vara de Execuções Fiscais de Fortaleza.