Conteúdo da Notícia

Medalha Clóvis Beviláqua: Nirez receberá homenagem pela preservação da história cultural brasileira

Medalha Clóvis Beviláqua: Nirez receberá homenagem pela preservação da história cultural brasileira

Ouvir: Medalha Clóvis Beviláqua: Nirez receberá homenagem pela preservação da história cultural brasileira

Na última matéria sobre as quatro personalidades que serão homenageadas com a Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Beviláqua, maior honraria da Justiça cearense, você vai conhecer a história do jornalista e escritor Miguel Ângelo de Azevedo, mais conhecido como Nirez. A solenidade de entrega ocorrerá nesta sexta-feira (11/05), às 16h, no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), localizado no bairro Cambeba, em Fortaleza.
Filho do poeta, escritor e pintor Otacílio de Azevedo, Nirez é casado com Maria Zenita Rodrigues de Azevedo e pai de quatro filhos. Ele mantém em sua casa, localizada no bairro Rodolfo Teófilo, a maior discoteca particular do país. O Arquivo Nirez, conhecido nacionalmente, é composto por um rico acervo bibliográfico, arquivístico e museológico como: livros, revistas, rótulos, fotos, slides, negativos e equipamentos antigos. Possui como principal atração a coleção de gravações em 78 rotações (discos de cera), considerada uma das maiores do Brasil em gravações comerciais, com um montante de mais de 22 mil exemplares, contemplando todas as fases da produção musical nacional de 1902 a 1964.
Recebeu vários prêmios e reconhecimentos, entre eles: Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1994; Prêmio Sereia de Ouro, também em 1994. Em 2002, seu Arquivo foi contemplado no concurso da Petrobras, recebendo apoio para reformar, digitalizar e disponibilizá-lo na Internet.
Confira abaixo vídeo exibido no programa “Judiciário em Evidência” sobre a trajetória de Nirez.
MEDALHA
A Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Beviláqua é concedida a cada dois anos a personalidades que contribuíram para o trabalho da Justiça cearense. Os demais homenageados são o governador do Estado, Camilo Santana; a irmã Maria da Conceição Dias de Albuquerque, que está à frente do Lar Amigos de Jesus; e o servidor do Judiciário José Ferreira dos Santos.