Conteúdo da Notícia

MBA em Gestão Pública na Escola da Magistratura deve ter nova turma em 2020

MBA em Gestão Pública na Escola da Magistratura deve ter nova turma em 2020

Ouvir: MBA em Gestão Pública na Escola da Magistratura deve ter nova turma em 2020

O curso “MBA em Direito: Gestão Pública”, que vem sendo ministrado na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), poderá ter uma segunda turma a partir do próximo ano. Quem garante é o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Washington Araújo. “Temos a intenção de fazer pelo menos mais uma edição do MBA, porque ainda há demanda. Há muita gente que não teve a oportunidade de participar dessa primeira turma. Nós vamos então reeditar o curso, para abrir oportunidades a outros servidores e magistrados que querem se preparar para atuar como gestores”, afirmou o magistrado na manhã desta quinta-feira (11/04), na Esmec.
O desembargador destacou a relevância do curso para a administração da Justiça estadual. “O MBA é importante para o Judiciário porque capacita magistrados e servidores para a gestão da Corte. Aqui nós estamos formando os futuros dirigentes do Poder, criando nesse curso um banco de talentos, e esses talentos serão os responsáveis por conduzir o Tribunal no futuro.”
O MBA é fruto de uma parceria, firmada no início de 2018, entre TJCE, Esmec e Fundação Getúlio Vargas (FGV). Participam da capacitação 27 magistrados (entre eles os desembargadores Washington Araújo e José Tarcílio Sousa da Silva) e 13 servidores da área administrativa do Tribunal.
O curso tem carga horária de 432 h/a, e já foram ministradas oito disciplinas (incluindo a desta semana), das 18 previstas. As aulas, iniciadas em 26 de julho do ano passado, acontecem sempre uma vez por mês, em três dias seguidos (quinta e sexta-feira, das 8h30 às 18h30; e sábado, das 8h30 às 12h45).
VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
Para o juiz Ângelo Vettorazzi, coordenador-geral da Esmec, o Tribunal vem se notabilizando pelo empenho em uma gestão moderna de seus recursos (pessoais, financeiros, materiais e de infraestrutura), mas faltava a dimensão acadêmica, “e isso foi materializado com o MBA”.
O magistrado acredita que a junção de servidores e juízes num mesmo curso tem sido interessante, “porque temos conseguido, através de nossos encontros, pensar cada dia mais o Poder Judiciário, como melhorá-lo, como atualizá-lo e adequá-lo a essas novas realidades e exigências, e há que se destacar, inclusive, que o presidente do Tribunal é aluno do MBA. Isso é um fato absolutamente importante e até inusitado. E isso diz muito sobre o momento em que o Tribunal atravessa, que é de valorização da gestão”.
O juiz Cézar Belmino, corregedor de presídios de Fortaleza e titular da 3ª Vara de Execução Penal, entende que um curso de MBA em gestão é de fundamental importância para o aprimoramento do Judiciário. “Aprimorando a Justiça, teremos uma prestação jurisdicional mais eficiente e eficaz. Assim estaremos contribuindo para uma sociedade mais pacífica e justa”, disse.
Outro aluno do MBA, o juiz Carlos Henrique Garcia, titular do 2º Juizado Especial Cível (JEC) de Fortaleza, também considera que o curso tem sido muito oportuno, “uma vez que permitirá aos magistrados e servidores conhecerem um pouco mais sobre os princípios e as regras da administração e, principalmente, identificarem dentro da instituição [TJCE] as melhores práticas e maneiras de poder fazer com que se possa trabalhar melhor, desde o Plano Estratégico, tendo como finalidade atender de forma satisfatória aos anseios da sociedade cearense”.
GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Magistrados e assessores da área administrativa do Judiciário estadual discutem, até o próximo sábado (13/04), a temática “Gestão da Informação e Criação de Conhecimento no Ambiente Jurídico” na Esmec. A iniciativa, que teve início nesta quinta-feira (11/04), faz parte da disciplina do curso “MBA em Direito: Gestão Pública” e está sendo ministrada pelo professor Luiz Lourenço de Mello Filho, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Doutorando em Administração de Negócios pela École Supérieure de Commerce de Rennes (França) e mestre em Economia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (Ucam), Luiz Lourenço é autor de softwares especialistas na área de Gestão Documental e da Informação e atua como Consultor de Tecnologia da Informação, Sistemas de Gestão Estratégica e Gestão do Conhecimento pela FGV-Projetos em diversas organizações.