Conteúdo da Notícia

Magistrados reafirmam garantia do trabalho da Justiça em Rosário

Ouvir: Magistrados reafirmam garantia do trabalho da Justiça em Rosário

16.05.11
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Jamil Gedeon, reafirmou nesta segunda-feira (16), em reunião com a diretora da Secretaria de Assuntos da Mulher Magistrada da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), desembargadora Sérgia Miranda, a firme disposição do Poder Judiciário de não se intimidar diante das agressões e ameaças sofridas pelos juízes maranhenses no exercício da magistratura.
Este ano, os juízes Rosângela Prazeres (Rosário), Pedro Holanda Pascoal (Tuntum) e, mais recentemente, Lúcia Quadros (Cururupu) foram alvo de ameaças em função de decisões que tomaram nos processos sob sua responsabilidade.
?Todas as providências para fazer prevalecer o princípio da autoridade da Justiça e do juiz já foram tomadas. As garantias e prerrogativas dos magistrados serão preservadas, para que eles cumpram sua missão com dignidade e independência ?, ressaltou Gedeon.
VIGILÂNCIA – Segundo Gedeon, o TJMA está redimensionando o serviço de vigilância armada no âmbito do Judiciário, que deverá ser reforçado com cerca de 50 policiais da reserva da Polícia Militar do Maranhão.
A desembargadora Sérgia Miranda, que esteve na comarca de Rosário nesta segunda-feira, acompanhando o trabalho da juíza Rosângela Prazeres, disse que os atentados e vandalismos não impedirão o trabalho dos juízes e tampouco a sua independência. ?Reagiremos com veemência e de forma severa contra os atos de vandalismo?, afirmou.
Para o presidente da Associação dos Magistradis do Maranhão, José Brígido Lages, jamais os juízes deixarão de realizar o seu trabalho devido a pressão ou ameaças. ?Agredir o Judiciário é o mesmo que agredir a sociedade, pois ele é o guardião dos seus direitos?, assinalou.
Participaram da reunião o desembargador Lourival Serejo e a juíza auxiliar da presidência, Sônia Amaral, coordenadora do Núcelo de Planejamento Estratégico do TJMA.
Antonio Carlos
Assessoria de Comunicação do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 2106-9023/9024