Conteúdo da Notícia

AMB apela ao TJMA por segurança nos fóruns

Ouvir: AMB apela ao TJMA por segurança nos fóruns

16.05.11
A diretora da Secretaria de Assuntos da Mulher Magistrada, Sérgia Miranda, se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Jamil Gedeon, na tarde desta segunda-feira (16), na Comarca de Rosário, que fica a 75 quilômetros de São Luís, para denunciar a violência contra a Juíza Rosângela Prazeres e cobrar mais segurança nos fóruns.
No último dia 8 de maio, o gabinete da Juíza foi invadido por criminosos, que, na ocasião, picharam as paredes com frases ameaçadoras, reviraram armários e levaram alguns processos. Os autos foram jogados no Rio Itapecuru, juntamente, com a toga da Magistrada. ?Os atentados e o vandalismo não impedirão o trabalho dos Juízes e, tampouco, a sua independência. Reagiremos com veemência e, de forma severa, contra os atos de vandalismo?, afirmou Sérgia Miranda.
A diretora da Secretaria de Assuntos da Mulher Magistrada disse ainda que o Presidente do tribunal garantiu a construção de um novo fórum em Rosário. ?O presidente Gedeon disse que já estava na agenda de compromissos do Tribunal a construção de um novo prédio, porque as instalações do atual são precárias e que esse incidente provocou certa urgência na obra?, contou.
Na conversa, Jamil Gedeon ressaltou que o Poder Judiciário não vai se intimidar diante das agressões e ameaças sofridas pelos Juízes maranhenses no exercício da Magistratura. ?Todas as providências para fazer prevalecer o princípio da autoridade da Justiça e do Juiz já foram tomadas. As garantias e prerrogativas dos Magistrados serão preservadas para que eles cumpram sua missão com dignidade e independência?, disse Gedeon.
O Presidente do TJMA disse também que a Corte está redimensionando o serviço de vigilância armada no âmbito do Judiciário, que deverá ser reforçado com cerca de 50 policiais da reserva da Polícia Militar do Maranhão. Somente neste ano, os Magistrados Pedro Holanda Pascoal (Comarca de Tuntum), Rosângela Prazeres (Comarca de Rosário) e Lúcia Quadros (Comarca de Cururupu) foram alvo de ameaças em função de decisões que tomaram nos processos sob sua responsabilidade.