Conteúdo da Notícia

Magistrados e servidores recebem certificado do Curso de Noções Básicas de Idioma, Cultura e Direito da França

Magistrados e servidores recebem certificado do Curso de Noções Básicas de Idioma, Cultura e Direito da França

Ouvir: Magistrados e servidores recebem certificado do Curso de Noções Básicas de Idioma, Cultura e Direito da França

Trinta alunos, entre desembargadores, juízes e servidores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) receberam, nesta sexta-feira (07/12), Certificado de Conclusão do Curso de Noções Básicas de Idioma, Cultura e Direito da França. O evento de Formação da I Turma do Curso de Idiomas ocorreu no auditório Dom Aloísio Lorscheider, no Palácio da Justiça, bairro Cambeba, em Fortaleza.
As aulas foram ministradas pela juíza Teresa Germana Lopes de Azevedo, pós-graduada em Direito Civil pela Université Panthéon-Assas Paris II. Segundo ela, a ideia do curso surgiu como forma de agradecimento à oportunidade de estudar na França, em 2015. “Todos os alunos mostraram interesse e participação. Foi uma honra para mim ministrar as aulas. Agradeço demais a oportunidade e acredito que iremos dar continuidade ano que vem”, destacou.
Lia Vasconcelos, servidora da Superintendência da Área Administrativa do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), foi uma das alunas e elogiou a capacitação. “Foi uma experiência inovadora. Aprendemos não só o idioma, mas também sobre a cultura e o Direito da França. Isso enriquece muito o servidor”, comemorou.
A jornalista da Assessoria de Comunicação do TJCE, Karine Wanessa, foi a oradora da turma e agradeceu a iniciativa da magistrada. “Por um ano tivemos contato com o idioma, o Direito, a história, as artes. Era uma alegria chegar na sexta-feira e viajar com a mente para esse país fantástico antes de começar o expediente de trabalho. De forma leve e didática, a juíza nos fez estudar e aprender com prazer, trazendo um pouco da França para dentro do Tribunal de Justiça. Obrigada, Dra. Germana, por tudo. Em nome da turma, agradeço por ter compartilhado seu conhecimento conosco”, disse.
Na ocasião, o Coral do TJCE cantou o Hino do Poder Judiciário e as canções “Carinhoso”, de autoria de Pixinguinha, e “Velha Infância”, dos Tribalhistas (Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte).
A capacitação teve início em 23 de fevereiro e foi concluída em 30 de novembro deste ano, totalizando 37 horas/aula. A iniciativa foi da Coordenadoria de Educação Corporativa do TJCE.
Confira a galeria de fotos aqui.