Conteúdo da Notícia

Juízes realizam 319 sessões de julgamento  durante o III Mês Nacional do Júri

Juízes realizam 319 sessões de julgamento durante o III Mês Nacional do Júri

Ouvir: Juízes realizam 319 sessões de julgamento durante o III Mês Nacional do Júri

As Varas do Júri do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realizaram 319 sessões de julgamento (das 408 agendadas) durante o III Mês Nacional do Júri, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que envolve Tribunais de Justiça de todo o país para dar maior celeridade ao julgamento de crimes dolosos contra a vida.
No total, 217 réus foram condenados. Desses, 101 eram presos, 164 réus foram absolvidos, dos quais 42 eram presos (levando-se em conta que um processo pode ter mais de um réu). Além disso, em 36 processos foram proferidas decisões desclassificando o delito para outro que não seja da competência do júri. Em Fortaleza, dos 98 júris pautados, ocorreram 77, resultando no julgamento de 88 réus.
O III Mês Nacional do Júri mobilizou 118 magistrados e 440 servidores, atuando em todo o Estado, o que garantiu a realização de quantitativo de sessões no mesmo patamar alcançado no ano de 2017, em que foram realizados 336 júris.
Além disso, o esforço concentrado, que ocorreu durante todo o mês de novembro, obteve melhor percentual de sessões realizadas entre as pautadas: enquanto em 2017 foram realizadas 68% das sessões designadas, em 2018 esse percentual subiu para 78%, o que indica uma melhora operacional entre todas as instituições envolvidas.
No Ceará, a coordenadora do mutirão é a desembargadora do TJCE, Adelineide Viana, que também é a gestora de metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).