Conteúdo da Notícia

Magistrados do Tribunal de Justiça iniciam curso de segurança pessoal

Publicado em: 06-12-2018

Magistrados da Justiça estadual iniciaram curso de segurança pessoal na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/Ce), nesta quinta-feira (06/12). A aula inaugural contou com a palestra do desembargador José Tarcílio Souza da Silva, que falou sobre as atribuições da Comissão de Segurança Permanente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e deu orientações sobre bens apreendidos, segurança dos fóruns e postura dos juízes.

“A capacitação faz parte dos projetos de desenvolvimento da Comissão de Segurança. Esse já era um anseio dos magistrados e o Tribunal pode, através de convênio com a Academia, instrumentalizar e tornar realidade”, ressaltou o desembargador.

O curso é promovido pelo TJCE, em parceria com Aesp e a Associação Cearense de Magistrados (ACM). O diretor da Aesp, coronel Juarez Júnior, explicou a importância da aproximação da Academia com o Poder Judiciário. “Juntos, integramos o sistema de Justiça como um todo. Acredito que, ao final desse projeto, haverá um crescimento grande para a segurança pública, assim como para a magistratura”, disse.

Aluna do curso, a juíza Samara de Almeida Cabral, do 2º Juizado Especial Cível e Criminal de Juazeiro do Norte, destacou a relevância do treinamento. “Nós magistrados acabamos atuando diretamente com organizações criminosas e precisamos, efetivamente, aprender, e nada melhor que a Polícia para nos ensinar essas habilidades de sobrevivência, tanto para a vida pessoal quanto profissional.”

Durante o curso, que prossegue até o próximo dia 14, os magistrados recebem capacitação voltada para prática de tiro, direção defensiva e evasiva, defesa pessoal, gerenciamento de crises, ações de inteligência, atentados e organizações criminosas, entre outros.

Após a aula inaugural, o curso prossegue com aulas teóricas na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) e práticas, que ocorrerão em outros locais como na Universidade de Fortaleza (Unifor), Clube de Tiro Gun House e Autódromo Virgílio Távora.

Nesta sexta-feira (06/12), haverá aula de Defesa Pessoal na Unifor, a partir das 8h. Já às 13h, aula sobre ações para proteção de autoridades.

De acordo com o tenente-coronel Cláuber de Paula, chefe da Assistência Militar do TJCE, estão programadas mais três turmas com datas a serem definidas. Participam da primeira edição do curso os magistrados devidamente inscritos. Para as outras turmas, haverá novo período de inscrição.