Conteúdo da Notícia

Magistrados cearenses participam do Fórum  Nacional dos Juizados Especiais em Maceió

Magistrados cearenses participam do Fórum Nacional dos Juizados Especiais em Maceió

Ouvir: Magistrados cearenses participam do Fórum Nacional dos Juizados Especiais em Maceió

Magistrados do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) participaram do XXXIX Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje) em Maceió (AL). O evento aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de junho, no Hotel Maceió Atlantic Suites, na Capital alagoana.
Os juízes Helga Medved (22º Juizado Especial Cível e Criminal – JECC), Ijosiana Serpa (24º JECC), Luiz Augusto de Vasconcelos (JECC de Caucaia) e Candice Arruda Vasconcelos (JECC de Maracanaú) participaram de debates com magistrados e desembargadores de todos os estados e do Distrito Federal.
Os assuntos envolviam o novo Código de Processo Civil e sua repercussão no sistema dos Juizados, os desafios decorrentes da ampliação de competência prevista na Lei dos Juizados da Fazenda Pública (lei nº 12.153/09) e os novos caminhos do Juizado Especial Criminal.
Também assistiram à palestra da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedora nacional de Justiça, Nancy Andrigh, realizada por videoconferência. Além disso, participaram de grupos de trabalho que discutiram a elaboração de enunciados com o objetivo de uniformizar as jurisprudências dos Juizados Especiais.
O Fonaje foi instalado no ano de 1997, sob a denominação de Fórum Permanente de Coordenadores de Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Brasil. Surgiu a partir da necessidade de se aprimorar a prestação dos serviços judiciários nos Juizados Especiais, com base na troca de informações e, sempre que possível, na padronização dos procedimentos adotados em todo o território nacional.