Conteúdo da Notícia

Magistrado profere palestra sobre ética para estudantes de escola pública em Fortaleza

Magistrado profere palestra sobre ética para estudantes de escola pública em Fortaleza

Ouvir: Magistrado profere palestra sobre ética para estudantes de escola pública em Fortaleza

O juiz Mantovanni Colares Cavalcante, da 4ª Vara da Fazenda Pública do Fórum Clóvis Beviláqua, proferiu, nesta quarta-feira (09/11), palestra para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Paulo Petrola, localizada na Barra do Ceará, em Fortaleza.
O magistrado ressaltou a importância de os estudantes conhecerem seus direitos e deveres como cidadãos e que a ética deve ser tratada como valor imensurável da pessoa humana em sua relação com a sociedade.
Para Paulo Roberto, aluno do curso técnico em Enfermagem e presidente do Grêmio Estudantil da Escola, a palestra foi bem conduzida e descontraída. “Gostei muito, ainda mais pelo fato de um Juiz de Direito poder comparecer a nossa escola e falar sobre um tema tão importante para nós, estudantes. Com certeza vai ajudar muito em nossas decisões profissionais”, disse.
A professora Maria Aurilene de Deus, diretora da escola, considerou que foi uma oportunidade para os estudantes se aprofundarem nos temas ligados ao cotidiano. “É muito importante que eles possam usufruir desse canal de comunicação entre a escola e o Poder Judiciário. A sociedade só tem a ganhar”, acrescentou.
A coordenadora pedagógica Jovita Cavalcante Farias Câmara, destacou que “o programa Justiça e Cidadania vem a atender aos anseios da sociedade no que diz respeito à transparência das ações dos Poderes públicos, incentivando às novas gerações que necessitam com urgência valorizar a conduta ética a serviço da coletividade”. Disse ainda que a palestra foi proferida na linguagem dos jovens, encantando-os pela forma como o conceito ética foi abordado com exemplos e vivências voltados à realidade dos alunos.
A atividade fez parte do Programa Justiça e Cidadania, instituído por meio da Resolução nº 05/2011, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará, cujo objetivo é estabelecer um canal de comunicação entre o Judiciário cearense e a sociedade, por meio de iniciativas que divulguem, com transparência, clareza e linguagem acessível, aspectos relativos ao papel, estrutura e funcionamento deste Poder, além de orientar o cidadão sobre seus direitos.
A gestão do “Justiça e Cidadania” está a cargo da Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) com o apoio da Assessoria de Cerimonial, do TJCE.