Conteúdo da Notícia

Magistradas cearenses debatem feminicídio e violência doméstica durante encontro nacional

Magistradas cearenses debatem feminicídio e violência doméstica durante encontro nacional

Ouvir: Magistradas cearenses debatem feminicídio e violência doméstica durante encontro nacional

Magistrados de todo o país estão em Cuiabá (MT) participando do I Encontro do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro, que começou nesta quinta feira (26/09), e prossegue até amanhã, dia 27. O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) está sendo representado no evento pela desembargadora Lígia Andrade de Alencar Magalhães (presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher) e pela juíza Rosa Mendonça (titular do Juizado da Mulher de Fortaleza).
O tema escolhido para o Encontro foi “As Coordenadorias Estaduais da Mulher: por um novo kairós” e tem o objetivo de fomentar o diálogo e a troca de experiências. Estão sendo apresentados os principais trabalhos, com os temas feminicídio e violência doméstica de várias coordenadorias dos Tribunais de Justiça do país.
“Ao expor os trabalhos dos magistrados dos 27 tribunais do Brasil no combate à violência contra a mulher, o encontro nos possibilita conhecer outras experiências e isso nos permite adaptar à realidade do nosso Estado”, disse a juíza Rosa Mendonça.
COORDENADORIA E JUIZADO CEARENSES
A Coordenadoria da Mulher do TJCE e o Juizado da Mulher de Fortaleza desenvolvem ações para fortalecer os diretos do público feminino. Um dos exemplos é a participação na Semana pela Paz em Casa, cujo objetivo é concentrar esforços para movimentar processos envolvendo violência doméstica. O Judiciário cearense proferiu 1.529 sentenças/decisões durante a 14ª Edição da Semana, realizada em todo o Estado, entre os dias 14 a 24 de agosto deste ano. Foram 691 audiências, prolatados 1.467 despachos, 495 medidas protetivas e realizados dois júris.
Participaram da mobilização 69 magistrados e 260 servidores em 65 unidades judiciárias. Na Capital, o Juizado proferiu 716 sentenças e 352 medidas protetivas. Já o Juizado da Mulher de Juazeiro do Norte proferiu 71 sentenças e 26 medidas protetivas.
SERVIÇO
Coordenadoria da Mulher
Endereço: Avenida General Afonso Albuquerque Lima, s/n, bairro Cambeba – Fortaleza. Funciona no prédio do TJCE.
Contato: (85) 3207-6940
Juizado da Mulher
Endereço: Avenida da Universidade, 3281 – Benfica – Fortaleza.
Contato: (85) 3433-8785