Conteúdo da Notícia

Desembargadora Iracema Vale recebe nesta sexta-feira Troféu Sereia de Ouro

Desembargadora Iracema Vale recebe nesta sexta-feira Troféu Sereia de Ouro

Ouvir: Desembargadora Iracema Vale recebe nesta sexta-feira Troféu Sereia de Ouro

A desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e atual conselheira e ouvidora-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Iracema Vale, receberá, nesta sexta-feira (27/09), o Troféu Sereia de Ouro. A solenidade de entrega será no Theatro José de Alencar, em Fortaleza, a partir das 19h. Além da magistrada, serão agraciados o artista Espedito Seleiro, o cientista Fernando de Mendonça e o médico Sulivan Mota.
O Sereia de Ouro, que chega este ano à 49ª edição, foi criado pelo chanceler Edson Queiroz, em 1971. Anualmente, são homenageadas personalidades que se destacaram e deram importante contribuição ao desenvolvimento do Estado, nos diferentes setores de atuação.
Entre os atuais integrantes do TJCE, já receberam a homenagem os desembargadores Teodoro Silva Santos (2016), corregedor-geral da Justiça, e Fernando Luiz Ximenes Rocha (2009), decano do Tribunal. Em 1975 e em 1978 foram homenageados a desembargadora Auri Moura Costa e o desembargador Virgílio de Brito Firmeza, respectivamente.
IRACEMA VALE
Maria Iracema Martins do Vale é a primeira desembargadora cearense a se tornar conselheira do CNJ, tendo sido empossada em 2017, em vaga de indicação do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2018, também foi eleita, por unanimidade, ouvidora-geral do Conselho.
No Judiciário cearense, a nomeação como desembargadora se deu em outubro de 2005, pelo critério do Quinto Constitucional, em vaga destinada ao Ministério Público. No TJCE, desempenhou as funções de ouvidora, membro do Conselho Superior da Magistratura e presidente da Corte. Também exerceu os cargos de presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) e procuradora-geral de Justiça.