Conteúdo da Notícia

Livre o traficante “Dote”, acusado de matar jovem modelo

Ouvir: Livre o traficante “Dote”, acusado de matar jovem modelo

25.10.09
Apontado pelas autoridades da Segurança Pública como um dos maiores traficantes das regiões Norte e Nordeste, Jocicley Braga de Moura, o ´Dote´, 26 anos, foi solto esta semana por meio de um habeas corpus concedido pela Justiça. ?Dote?, que constituiu vasto patrimônio em Fortaleza e Manaus na prática do tráfico de drogas, é também apontado como autor de, pelo menos, 11 homicídios. Entre os crimes está o da modelo Vanielle Sousa Albuquerque de Paula, 22 anos, por estrangulamento, há dois anos (foto).
O crime contra a jovem aconteceu em setembro de 2007, na capital cearense. A jovem foi deixada seminua na porta do hospital Frotinha da Parangaba , gravemente lesionada, por um homem que na ocasião já foi identificado como Jocicley Moura. Ele estava num carro importado e foi embora em seguida. A placa do veículo foi anotada por guardas municipais e foi o detalhe que facilitou à Polícia a identificação do acusado.
Vanielle Sousa Albuquerque morava com uma das irmãs e um cunhado no Condomínio Santíssima Trindade, na Barra do Ceará. No fim de setembro, ela deixou o local dizendo que ia para a casa do namorado, na Maraponga. Parentes e amigos da jovem desaprovavam seu relacionamento com Jocicley porque a garota aparecia, vez por outra, com manchas em seu corpo, possivelmente provocadas por espancamento e agressões.
A irmã da modelo encontrou duas identidades do rapaz no quarto de Vanielle: uma no nome de Cleiton Borges de Almeida e outra como Jocicley Braga de Moura. Nos dois documentos, as fotos eram diferentes, mas da mesma pessoa. A data de nascimento também era a mesma, mas os locais de nascimento diferentes (Fortaleza e Belém).
Em entrevista na época em que Vanielle morreu, sua irmã contou que a modelo estava com o acusado de sua morte havia um ano. “Ela saiu para a casa do namorado e nós recebemos uma ligação de um homem dizendo que a gente tinha que ir ao Frotinha de Parangaba por que a Vanielle estava morta”, relatou a mulher.